2012/01/22

Da abertura da CEC2012 no Toural

Não sei. Não vi.

Tentei, mas não foi possível lá chegar. O que me chateou mais profundamente é que eu nem sequer ia para a praça, só queria chegar ao edifício, pois tinha onde assistir "de balcão"!
Imagem Público | P3

Assim, assisti na Oliveira por uma TV e tenho visto fotos, daquilo que me parece ter sido um fantástico espectáculo dos La Fura Del Baus.

Mas o que me preocupou mesmo foi a enorme quantidade de barreiras policiais, daquelas de ferro, que colocavam para impedir o acesso ao Toural. É que as barreiras que impedem a entrada, são as mesmas que impedem a saída... e agora imaginem que tinha acontecido um acidente qualquer - por exemplo, rebentar um cabo que segurava um dos bonecos gigantes - e a multidão tinha um momento de pânico e tentavam fugir do local... alguém consegue prever o que se teria passado quando a multidão começasse a ser apertada contra essas barreiras metálicas? Eu relembro o que se passou em Heysel Park, num tristemente célebre Liverpool-Juventus para se ter uma ideia do que poderia ter acontecido!

Esta é, claramente, uma situação a repensar - ou o local, ou a forma como se acede e impede o acesso lá. Não esquecer que esta foi a primeira de 5 apresentações semelhantes que este grupo vai realizar...

No restante, só espero na próxima vez organizar as coisas de forma a conseguir lá chegar antes de ser fechado o espaço... à primeira, cai quem quer, à segunda, só quem quer cai...

Sem comentários: