2012/01/20

E finalmente vai começar a CEC2012!

Ao fim de 21 dias deste ano de 2012, irá, finalmente, arrancar a sério o evento Capital Europeia da Cultura 2012 em Guimarães.

E, pelo que vou lendo, para além de termos uma imprensa nacional mobilizada e cooperante - TSF, SIC, RTP, Público, Visão, Expresso, entre tantos outros, têm vindo nos últimos dias a fazer extensas reportagens e peças jornalísticas sobre o assunto - e, de entre tantas, destaco uma diferente do habitual.

Foto do Fugas
É um roteiro do Fugas, do Público, "Dez passeios por Guimarães, dez séculos de arquitetura(s) aos nossos pés".

E é diferente porque faz aquilo que eu acho que a CEC2012, através da FCG, deveria ter feito e estar a dar agora à estampa: é um roteiro para visitar Guimarães através da arquitectura. Ou seja, foge aos habituais roteiros turísticos e mostra outro concelho, através, por exemplo, dos diferentes tipos de arquitectura que aconteceram no concelho ao longo dos últimos 10 séculos de história.

E como este roteiro, feito com calma e ponderação por um vimaranense com tempo para pesquisar, fotografar, catalogar e mapear tantos bons e belos exemplos de arquitectura que se encontram cá, deveria ser um belo livro.

E poderiam ser ainda feitos outros, como um Roteiro da Arte Sacra, um Roteiro das Casas Senhoriais, um Roteiro da Boa Mesa, sei lá, tantos e belos livros poderiam ter sido deixados para a posteridade representando o valiosíssimo património cultural vimaranense e ajudando a difundir, ainda mais longe, a cultura de Guimarães. Infelizmente, para já, só nos jornais e revistas se vão encontrando, casuisticamente, estas propostas...

Vale a pena ler as propostas do Fugas e procurar as mesmas no concelho - conheço quase todas de as palmilhar desde infância (menos a quinta do falecido arquitecto Távora) e merecem a visita.

E podem começar amanhã mesmo, na inauguração, pelo Toural, onde irão actuar os La Fura del Baus e onde eu conto estar a assistir.

Sem comentários: