2012/05/27

25 anos de Viena

Hoje faz 25 anos que o FC Porto iniciou a sua conquista europeia. Três anos já tinha tido uma oportunidade na final da Taça das Taças, mas então ainda se mostrou imaturo. Em 1987, contra o Bayern de Munique, tudo mudou. E nunca mais nada foi como antes - havia nascido um grande clube para a Europa!

Mlinarzyck, João Pinto, Celso, Eduardo Luís, Inácio, André, Quim, Sousa, Jaime Magalhães, Madjer e Futre iniciaram o encontro histórico, tendo Juary e Frasco entrado para os lugares de Inácio e Quim na 2ª parte. No banco ficaram ainda Zé Beto, Festas e Casagrande. Em Portugal, lesionados, os capitães Lima Pereira e Fernando Gomes não puderam participar no jogo da vida deles! Mas nem assim deixaram de ser campeões e ficar na história do clube!

E que melhor forma do que celebrar uma vitória escrita com um golo simplesmente genial de Madjer, ainda hoje celebrado e relembrado em todo o mundo do futebol, como o "calcanhar de Viena"? Ou o pequenino Juary no meio de todos os gigantes teutónicos a marcar o golo da vitória

Acompanhe-se, ainda, a iniciativa da página do Facebook do FC Porto que vai dando noticia durante o dia do que se passava à 25 anos atrás, hora a hora - a máquina do tempo afinal existe!

Foi o inicio de uma história que ainda está a ser escrita. Lembro-me quase como se fosse hoje. 25 anos se passaram, mas a vontade de ganhar continua a mesma.

 

Sem comentários: