2012/05/11

Sabia quantos municípios existiam em 1899?



Um video muito educativo. Em 1899 havia 290 munícipios. Em 1974 havia 305. Hoje há 309. Isso faz sentido? Não faz, neste mundo em que tudo está mais próximo, em que as estradas, a internet, o telemovel nos deixa de Braga tão perto de Carrazeda de Ansiães como de Lisboa.

Bem dizem no video. Há demasiada paixão e pouca razão neste debate. Eu iria mais longe: há pessoas que estão a usar uma paixão bairrista para boicotar uma discussão e, mais grave, uma decisão urgente e necessária que racionalmente todos sabemos ser necessária e óbvia!

A ver se nos próximos meses a discussão deixa de se radicalizar e passa a ser racionalizada. Porque muito do que Portugal possa crescer no futuro passa por aquilo que agora consiga se reorganizar territorialmente. Se a geração que fez o 25 de Abril, que está a deixar o poder e a entregar o país (no lindo estado em que está...) à geração que nasceu pouco antes ou até já depois do dessa data quer deixar, ao menos, uma boa coisa, que nos deixe esta reorganização do território. Será pedir muito?

Sem comentários: