2013/04/10

Macau [11] - Penha

É engraçado como algumas coincidências acontecem separadas por milhares de quilómetros.

A Penha é um monte encimado por uma igreja, em Guimarães. Mas também em Macau!
Em Guimarães encontraram-se vestígios da sua remota ocupação. Em Macau, é aqui que também há alguns vestígios mais remotos da ocupação portuguesa neste ponto tão distante do oriente.

Daí o meu comentário: "Saudades de Guimarães? Vem-se à Penha!" Não é bem a mesma coisa, mas estar em locais cuja toponímia nos parece tão próxima de casa, ajuda sempre...











Reza a história que a "Capela de Nossa Senhora da Penha, também conhecida como a Ermida de Nossa Senhora da Penha e como a Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, foi construída em 1622 (ano da invasão holandesa a Macau) pela tripulação e passageiros de um barco que quase havia sido capturado pelos holandeses, por cima de uma colina, ao lado do baluarte de Nossa Senhora do Bom Parto. Antigamente, a capela servia como local de peregrinação para marinheiros católicos que embarcavam para uma viagem perigosa.
A capela foi completamente reconstruída, juntamente com o paço episcopal (residência do bispo de Macau), em 1837, continuando a manter a sua traçada simples. Em 1892, a capela começou a ser ampliada, depois de ser demolido o baluarte. Em 1935, o BispoCardeal D. José da Costa Nunes completou a amplificação e reedificação da capela e inaugurou a magnífica torre sineira.
No adro da capela foi erguida uma estátua da Nossa Senhora do Bom Parto, feito em mármore, de mãos fechadas, de face serena e olhando para o mar, como se ela estivesse a oferecer protecção aos marinheiros e pescadores, sendo essa a razão por que lhe foi dada o nome de "Bom Parto". Perto da capela, encontra-se uma réplica da gruta da Nossa Senhora de Lourdes, em memória da aparição da Nossa Senhora em LourdesFrança.
A colina onde se situa a capela chama-se "Colina da Penha" e "Monte do Bispo", em memória ao antigo bispo de Macau, D. João Paulino." (retirado do Wikipedia)

Sem comentários: