2009/11/13

A Constituição

Em Angola discute-se a nova Constituição do país, o que vai sendo necessário já que Angola é hoje um país diferente daquele que criou a que está em vigor.

Porque hoje está em paz, terminou a sangrenta guerra civil, porque hoje os desafios do futuro são diferentes dos desafios que lhe eram colocados num passado recente, porque procura impor-se como potência regional e fazer frente aos sul-africanos e porque todas as leis, incluindo as constituições, devem ser revistas de tempos a tempos e expurgar delas o que não resulta bem e colocar lá novas ideias que sejam necessárias à nação.

Assim, e apesar do atraso nas novas tecnologias e nas comunicações que ainda se sente em Angola - apesar do enorme crescimento e melhorias que houve no sector nos últimos 3 anos - achei engraçado encontrar no jornal oficial do Governo os documentos base quanto ao sistema presidencial a adoptar e até terem uma página na net sobre o assunto. Também aqui se percebe que mesmo com muitas coisas a melhorar no capitulo da democracia e comunicação, há uma clara vontade das autoridades em abrir o diálogo e a troca de ideias, o que é sempre digno de registar.

Ficam aqui os links dos documentos das 3 opções possíveis: Presidencialista, Semipresidencialista e Presidencialista Parlamentar.



Caros amigos angolanos, um conselho de um português: não optem pelo português modelo semipresidencial que tão maus resultados tem dado em Portugal nos últimos 35 anos...

Sem comentários: