2009/11/06

Leituras [47] - Barroco Tropical, de José Eduardo Agualusa



Este livro comecei a ler no principio do mês quando fui a Portugal e entre acabar de ler o "Rapto em Lisboa" que ficou na cabeceira da cama aqui no Lobito e este foi um rápido que se passou para uma leitura saborosa e cativante deste autor luso-angolano (ou angolano-português?) que eu não conhecia mas de quem fiquei a gostar.

Um pouco ao estilo de Pepetela, num português que traz o calor dos termos angolanos, desenrola várias histórias que, no fundo, são apenas uma só, numa Angola de 2020 pós-petróleo e novamente decadente mas em recuperação.

Um retrato que é mais actual que futuro...

Um video com o autor sobre este livro, José Eduardo Agualusa:


Sinopse:
"Uma mulher cai do céu durante uma tempestade tropical. As únicas testemunhas do acontecimento são Bartolomeu Falcato, escritor e cineasta, e a sua amante, Kianda, cantora com uma carreira internacional de grande sucesso. Bartolomeu esforça-se por desvendar o mistério enquanto ao seu redor tudo parece ruir. Depressa compreende que ele será a próxima vítima. Um traficante de armas em busca do poder total, um curandeiro ambicioso, um antigo terrorista das Brigadas Vermelhas, um ex-sapador cego, que esconde a ausência de rosto atrás de uma máscara do Rato Mickey, um jovem pintor autista, um anjo negro (ou a sua sombra) e dezenas de outros personagens cruzam-se com Bartolomeu, entre um crepúsculo e o seguinte, nas ruas de uma cidade em convulsão: Luanda, 2020."

Sem comentários: