2004/03/25

Assembleia Geral?

Na próxima sexta-feira a cidade vai estar "on fire"! Que é como quem diz, em chamas devido à realização da Assembleia Geral do Vitória.
Como é evidente, o ambiente anda tenso, muito tenso. Para provar isso, basta ver que nestes dias que a antecedem, ninguém fala sobre as contas de 2002 ou de 2003, que são a razão da marcação da AG. Aquilo que é falado e noticiado é a questão da PSP que vai estar de prevenção, é se vão lá estar os "gorilas" (os pseudo-sócios da última e lonquinqua AG...) ou se o Presidente vai ou não à AG. Isto sem falar na por ninguém confirmada ou desmentida tentativa de antecipação do jogo de domingo para coincidir com a própria AG, dividindo os sócios e o clube entre ir a um lado ou ao outro!

No momento em que o clube atravessa a sua mais negra fase desde os anos 50 (!) era preciso que a massa associativa, a Direcção e a equipa estivessem unidos num único propósito, como aconteceu no ano em que o Inácio chegou ao clube que se salvou ao bater do gongo. Infellizmente, hoje não há condições para isso: a massa associativa encontra-se profundamente dividida e acirrada contra ou a favor do Presidente; a Direcção não existe, não reune e o Presidente não assiste a um jogo em casa há uns meses; a equipa está pressionada pela massa associativa para ganhar, pressionada pela Direcção para renovar (não esquecer que cerca de 10 atletas estão em fim de contrato) e sem um treinador que seja um líder, um comandante ou um incentivador de homens.

Tudo isto faz com que os cenários sejam negros! O da AG, que com a enorme tensão que paira entre associados, temo que acabe em conflito verbal e, o que seria ainda mais grave, fisico. O do clube, que desde a 6ª jornada se encontra entre os 3 últimos e que não me parece ter já nos seus jogadores e treinador a força anímica necessária para recuperar desta situação. Oxalá me engane, não gostava nada de ver o Vitória na Liga de Honra nem acho que a tradição e peso histórico do clube mereçam esse desfecho. Mas hoje não é o passado nem a camisola que vencem jogos...

Para relaxar um pouco desta situação dramática que vivem os associados do VSC, deixo um cartoon "Barba e Cabelo" do Luís (o mesmo do Bartoon no Público) que pública no jornal A Bola diariamente. Talvez se todos nós nos relaxarmos e descomprimirmos um pouco as coisas melhorem, já que piorar é que é mais dificil...

Sem comentários: