2004/08/10

FC Porto 2004-05 (II)

Há algum tempo atrás tentei fazer uma antevisão do FC Porto para este ano. Mas daí para cá muita coisa mudou! Mais jogadores que entretanto chegaram - Diego e Hugo Leal - e o treinador que saiu - em principio será substituído pelo espanhol Victor Fernandez.

Numa nova análise ao plantel para a próxima época, sabendo que agora poderá estar ainda incompleto, a primeira coisa a realçar é que o novo treinador - seja ele quem for - não deverá mudar muito o sistema de jogo da equipa, pois apesar de Deco, Pedro Mendes e Alenitchev - os organizadores de jogo da equipa - terem saído todos, restando apenas Maniche, entraram Diego, Raul Meireles e Hugo Leal para os seus lugares directos. Assim, o plantel que numa primeira vista poderia parecer um pouco desequilibrado, afinal poderá não o ser assim tanto.
E digo que deve estar incompleto pois estará ainda um pouco desequilibrado: tem um ponta de lança a mais (dois se o Bruno Morais for considerado da equipa A) e tem um defesa central ou lateral direito a menos, devido à saída do Ricardo Carvalho e do Bruno Alves.

Relembremos novamente o plantel da última época (excluindo jogadores da equipa "B"):
Guarda-redes: V.Baia, Nuno e Bruno Vale;
Defesas - Paulo Ferreira e Secretário; Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pedro Emanuel e Ricardo Costa; Nuno Valente e Mário Silva;
Médios - Costinha e Bosingwa; Deco, Pedro Mendes e Ricardo Fernandes; Maniche e Alenitchev;
Avançados - Marco Ferreira, Maciel e Sérgio Conceição; McCarthy, Jankauskas, Carlos Alberto e Bruno Moraes; Derley e César Peixoto

Para este ano, em principio, teremos:
Guarda-redes: V.Baia, Nuno e Bruno Vale;
Defesas - Seitaridis; Jorge Costa, Pepe, Pedro Emanuel e Ricardo Costa; Nuno Valente e Areias;
Médios - Costinha e Bosingwa; Diego e Raul Meireles; Maniche e Hugo Leal;
Avançados - Quaresma e Maciel; McCarthy, Carlos Alberto, Derley, Hugo Almeida e Postiga; César Peixoto e Rossato

Ou seja, terá mesmo menos dois jogadores e continua com alguns polivalentes que preenchem diversos lugares, como Bosingwa, Maniche, Rossato, Carlos Alberto e Derley, por exemplo. E isto se alguns jogadores como Ricardo Costa, Bosingwa ou Jankauskas não forem cedidos.
As minhas expectactivas passam sempre pelo titulo nacional, como é evidente, mas também por uma boa participação na Liga dos Campeões. Julgo que o plantel é consistente, com diversas alternativas que poderão permitir no desenrolar do jogo a equipa se apresentar com outras cambiantes.
Penso que a equipa tipo do inicio da época será Vitor Baia na baliza, a defesa com Seitaridis, Jorge Costa, Pepe e Nuno Valente, o meio campo com Costinha a trinco, Maniche e Diego um pouco mais à frente, depois um trio atacante constituído por Quaresma e Derley bem encostados às linhas atrás do ponta de lança que deverá ser Mccarthy, dispostos em 4-3-3. Em alternativa, saí o Diego e entra o Carlos Alberto que se colocará perto do ponta de lança, num sistema mais próximo do 4-4-2 do Mourinho.

Quanto à saída do italiano Del Neri, o máximo que posso dizer é que o presidente soube reconhecer o erro de casting que cometeu e emendou a mão a tempo, retirando de lá uma pessoa que em pouco mais de 1 mês demonstrou não ter estaleca para um clube desta dimensão. Foi assim como que uma espécie de Quinito fora de época!
O substituto, ao que parece, é um treinador espanhol que orientou os vizinhos galegos do Celta de Vugo várias épocas com bastante sucesso, sendo ainda hoje recordado com desagrado entre as claques vermelhas pelos famosos 7-0... Victor Fernandez é conhecido por colocar as suas equipas a jogarem num 4-3-3 ofensivo ou num 4-4-2 similar ao do Mourinho. Espero que sim e que tenha um pouco de sorte com ele...
Mas pessoalmente preferia um treinador português, com ligações à casa, que já soubesse tudo sobre as equipas da SuperLiga e sobre os jogadores. Dir-me-ão que são poucos os que estão em condições elegiveis: Inácio está no Qatar, Pacheco no Boavista e os outros não atingiram grandes feitos como treinadores. Mas há um que está livre, que foi jogador vários anos, um líder, que fez um bom serviço por vários anos no clube que representou até ao final da última época. António Sousa. Eu acredito que ele era capaz de realizar um excelente trabalho. É ainda novo, ambicioso e poderia levar a bom porto esta dificil empreitada. Essa seria a minha aposta...

Sem comentários: