2004/08/30

A Linha de Rumo feita pelos seus leitores [2]

O meu post sobre os Jogos Olimpicos, ou mais propriamente sobre o comportamento global dos atletas portugueses em Atenas, deu origem a dois interessantes comentários.

OLima deixou este interessante comentário:
"Cuidado com os números. Um quarto dos atletas eram do futebol que foi o que se viu apesar de terem andado ao colo dos media portugueses. Os outros, coitados, ninguém falou deles. Se falaram foi lá no fundo da página, do lado esquerdo, em baixo. De tal modo que muitos nomes só foram falados na véspera ou no próprio dia da competição. Claro que isto não desculpa atitudes palermas como a que tomou o gajo das sapatilhas rotas."

Lino Gomes deixou este segundo comentário:
"Não posso estar mais em desacordo, com excepção do que se refere à slecção de futebol. Segundo o COP são 80 atletas. A maioria treina em condições miseráveis. Os subsídios estão longe de ser chorudos. Enfim, sejamos exigentes mas justos."

Num misto de resposta a ambos - e porque em posse de novos dados - deixei uma resposta, que agora transcrevo:

"Dicordo. O Público todos os dias dedicava muitas páginas aos JO e aos diversos atletas, não apenas ao futebol. E pelo que li hoje no Público, o Projecto Olimpico de Atenas custou 13,5 MILHÕES de EUROS nestes 4 anos, o que dá quase 40 MIL EUROS por ANO por ATLETA!!!!! Ou se preferir, mais de 4 MILHÕES DE EUROS POR MEDALHA!!!!! Acho que os resultados foram desastrosos e o futebol foi o pior de tudo, mas o que lá foi fazer a Fernanda Ribeiro? Ou o Luis Sá? Ou a quase totalidade dos nadadores (acho que só um bateu um record nacional e outro igualou o seu máximo pessoal)? Ou as maratonistas? Ou... Não me chegam as medalhas do Francis, do Rui e do Sérgio... Ou as boas classificações do judoca, da Vanessa e do wind-surf! É pouco para 4 anos de trabalho e muito dinheiro investido. É a minha opinião."

A isto gostaria ainda de juntar mais algumas coisas. Em primeiro é que a minha critica tem a ver com o espirito com que as reportagens televisivas apresentavam os atletas que iam competir: normalmente mais próximo do turista do que do atleta de alta competição. Há excepções e todos sabemos quais são: aqueles (poucos) que conseguiram obter bons resultados... No final da prova, tivemos 3 medalhas (nenhuma de ouro) e 10 diplomas, isto é, classificações nas provas entre o 4º e o 8º lugar. A isto junta-se mais um 10º lugar na prova de 20Km de Marcha... Digam-me o que disserem, façam as contas e comparações que queiram, continuo a pensar que é muito pouco para o tamanho da comitiva e para o dinheiro e tempo investidos a preparar esta missão olímpica.

Tenho para mim que este presidente do COP deveria sair e dar lugar a uma nova equipa que quisesse reflectir sobre o que foi feito para preparar Pequim em 2008. Eu, no lugar dele, não estava satisfeito com os resultados alcançados...

Sem comentários: