2008/08/07

FC Porto 2008-09


Ainda não escrevi sobre o FC Porto para esta época, por falta de tempo mas também por estar na expectativa de ver fechado o plantel. Porque a novela Quaresma ainda não terminou...

Assim, em relação à baliza, nada de novo. Helton e Nuno são os titulares por natureza, o 3º guarda-redes será Ventura para um futuro que poderá não ser assim muito distante. Pessoalmente, sinto que o Nuno merece ser titular. Já o ano passado, depois da lesão do Helton achei injusto ter passado para o banco, mas o Helton é tambem um excelente guarda-redes.

Na defesa, algumas novidades. Desde logo, a saída de Bosingwa e a entrada de Sapunaru. Do pouco que vi e do mais que li, acho que a transição vai ser excelente, o romeno junto o melhor que tinha o Zé e ainda terá algumas qualidades que este não tinha (joga a central e ataca bem nos cantos, de cabeça). No centro, a saída de João Paulo abriu vaga para o Rolando que me parece uma excelente aposta, como comprova a convocatória para a selecção pelo Queiroz. Bruno Alves, apesar de não me convencer a 100% ainda, será o principal central, a disputa andará entre a segurança do Pedro Emanuel, o capitão, a experiencia internacional da promessa adiada Stepanov e o nóvel Rolando. Neste momento, até para não quebrar muito as rotinas, eu apostaria na dupla do ano passado, Pedro Emanuel-Bruno Alves. À esquerda e para já eu mantinha a aposta no Fucile, apesar de ter gostado do pouco que vi do Benitez, com a vantagem que qualquer um deles joga tambem à direita. Lino é, claramente, um erro de casting e não conta para o totobola e Tengarrinha sofre de excesso de juventude.

No meio campo, e com a previsivel saída de Paulo Assunção, o lugar de trinco deveria ser, quanto a mim, do Raul Meireles que é o jogador tacticamente mais evoluido de todos os do plantel para o lugar. Fernando é ainda muito verde e o Bolatti, apesar de me parecer razoavel, acho que ainda não está pronto para jogar no FC Porto, uma rodagem faria-lhe muito bem, o Guarin parece-me indicado para jogar mais à frente e é algo trapalhão. Tomás Costa parece-me excelente jogador mas como médio interior direito, lugar cativo no nosso Lucho Gonzalez. Acima de tudo, parece-me que este ano o meio campo tem muitas alternativas, o que não acontecia o ano passado que na falta de um dos vértices do triangulo ficava manco. Mas continuo a achar que deveriamos apostar mais em jogadores como o Paulo Machado, por exemplo.

Nas alas, o Tarik "unifinta" por cá continua, bem como o "preguiças" Mariano Gonzalez que apesar da ponta final algo melhor, ainda não convenceu ninguém do seu real valor. O Rodriguez foi uma excelente aquisição e não tenho dúvidas que em breve vai ser uma das vedetas da equipa, ao nível do Lucho e do Licha. A dúvida é se Quaresma vai ou fica. Mentalmente já foi, mas de facto ainda continua a treinar no Olival... Acredito que possa ser apenas uma questão de dias, até que o Inter ceda à pressão do treinador e até que o calendário económico da SAD entre na próxima época, de forma a que essa transferência seja contabilizada em altura mais propícia. Em todo o caso, custa-me ver unifintas e preguiças no plantel enquanto o Vieirinha e o Helder Barbosa andam de empréstimo em empréstimo... Do Candeias, apesar de ter gostado dos poucos minutos que o vi jogar, penso que ainda precisa de mais um ano na Liga "Super Bock" (pois, eu sei que é a outra cerveja, mas publicidade por publicidade faço àquela que mais gosto e que é do norte, carago!) para terminar a formação.

No centro do ataque, Lisandro continua de pedra e cal a marcar neste inicio de temporada e o Farias mostra que é seguro para alternativa. O novo Hulk pareceu-me ainda um pouco ansioso para mostrar serviço, mas parece-me daquele tipo de jogadores que nos costuma agradar, à imagem do Derley e do Lisandro: alia o poderio fisico à vontade de comer a relva atrás da bola e do golo, bom remate e sentido de oportunidade na área.

E falta ainda a surpresa que Pinto da Costa falou. Que para mim, será uma de duas: ou é o anuncio que o Quaresma é o principal reforço deste ano ou que, saindo, entra o Simão...

Sem comentários: