2010/02/13

BNA (43): Primeiro mês de trabalhos do ano

Faz na próxima semana um mês que recomeçamos os trabalhos e, como têm percebido pelos posts, com muitas interrupções e este fim de semana é mais outra. Depois de paragens por causa do CAN e por causa do feriado de 4 de Fevereiro, agora o Carnaval impõe nova "quase" paragem.

Enfim, é o ritmo possível.

Em todo o caso, tem havido alguns progressos.

A firma sul-africana que instala portas e janelas de segurança está na obra, acompanhada por uma equipa de trolhas e cimenteiros que tive de montar novamente para o efeito e liderada por um expatriado que tive de ir ao Sumbe buscar - esta obra há muito que ultrapassou a fase de "trolhices" e por isso este desfasamento da entrada desses equipamentos implicou alguma ginástica nesse sentido. Agora, estamos a betonar janelas e portas de segurança no interior e a fazer remates de rebocos nos muros em redor de portões e torniquetes.







A nossa sub-empreiteira Martinox também já recomeçou os trabalhos e estivemos já a ensaiar a colocação do capeamento da varanda principal. Julgo que na próxima semana vamos ter isso concluído, o aspecto geral da obra, para a rua principal, será completamente diferente, pelo menos, o aspecto promete:




Ainda no exterior, estamos já a trabalhar na calçada da entrada principal (que substitui uns mosaicos banais que estava previsto), começando pela cama de areia, pelo assentamento das fiadas de pedra, levando uma cobertura de traço seco e sendo calcado com a placa compactadora no final. Fica só a faltar uma ligeira lixadela na pedra de forma a regularizar a mesma, ficando mais lisa a sua superfície (mas não polida, pois sendo exterior poderia causar quedas):







Na zona posterior o arruamento de estacionamento está quase concluído e os passeios estão a sofrer os últimos remates. As portas de madeira estão quase acabadas e as pinturas das grades da casa dos geradores também, ficando só a faltar a pintura final dos muros e paredes. Para além disso o tanque do gasóleo está tratado, pintado e colocado no seu local final, estando em execução um pequeno canal de ligação entre o depósito e a casa dos geradores para passagem futura da tubagem:






Mas no interior também há novidades. O piso 5 está completamente pintado e envernizado, pelo que tendo chegado esta semana a primeira carrada de iluminação e aparelhagem de comando electrico, e sabendo que a CLEAR está a chegar à obra, espero que no final do próximo mês possa ter esse piso e o piso 4 praticamente concluídos, até porque tambem os mosaicos (tipo pastilha) que veem da Africa do Sul estão a chegar:



1 comentário:

Maria Amorim disse...

A obra vai!!!!hi!hi!

Continuação de bom trabalho!

Bernardete