2010/02/28

Leituras [50] - O Simbolo Perdido, de Dan Brown



Terminei hoje de ler o mais recente livro do Dan Brown que é, para mim, o mais fraco de todos os que até agora publicou. Dentro da saga de Robert Langdon e a Igreja, desta vez a aventura passa-se nos EUA e gira em torno da maçonaria (e da sua profunda ligação à Igreja) e aos mistérios que transporta.

Não é, ao contrário de Fortaleza Digital ou Anjos e Demónios, uma história cativante de tirar a respiração. Nem tem, como no Códogo Da Vinci ou nos Anjos e Demónios, a história das artes como base da história.

Desiludiu-me este livro. Será a cedência do autor à comercialização, terá acabado a inspiração ou terá, simplesmente, corrido menos bem? Aguardemos por nova história...

Sinopse:
"Doze horas alucinantes!
O leitor mergulha mais uma vez num mundo de misticismo, sociedades secretas e locais escondidos de uma Washington pouco reconhecida. O que esconde, afinal, a Chave de Salomão? Que mensagens secretas estão codificadas nesse livro misterioso?
Robert Langdon, o professor de Harvard especialista em Simbologia, tem apenas 12 horas para o revelar. É pois o regresso de Dan Brown ao registo que o tornou mundialmente famoso: pictogramas cifrados, mensagens ocultas, símbolos descodificados, "suspense" e acção a um ritmo vertiginoso."

1 comentário:

Golias disse...

Eu gostei mas de facto não foi capaz de bater o fantástico "Anjos e Demónios" (e nem sei se o Sr. Brown será capaz de o conseguir). Mas eu li a versão original não traduzida: poder-se-á ter perdido algum encanto com a tradução?

A história em si é interessante e bem construída. Nunca me senti cansado de o ler, mas foi algo fácil prever o desfecho e perceber a identidade de determinada personagem. Quando terminei fiquei com a sensação de já ter lido um final meio incompleto, em aberto, como este, e depois lembrei-me: "A Fórmula de Deus"!

Mas, mais uma vez, gostei. E pelo que me custou, valeu BEM a pena.