2010/02/24

Madeira, tão linda que eras...



Cada vez que vejo as imagens do trágico acontecimento na Madeira, onde fui passar uns dias de férias há uns anos atrás, fico perfeitamente aterrado, esmagado, com a proporção dos acontecimentos.

Várias situações parecem-me ter concorrido para que tal acontecesse. Desde logo, a dificil orografia e topografia da ilha. Mas tambem a propensão do Homem em juntar nos locais que são mais propicios a acidentes deste género, que são as bacias dos rios e à beira-mar. E quando juntamos um verdadeiro dilúvio como aquele que ocorreu, precipitação causada por nuvens com mais de 12km de altura, em que numa hora choveu mais que num mês, a tragédia tinha de acontecer.

Pelo que li aqui e ali, já várias vezes ocorreram situações semelhantes ao longo da história - aliás, mal começou a povoação da ilha terá acontecido uma chuvada de proporções semelhantes, algures ali em 1600.

Viver em certos locais implica um risco de sofrer certos acidentes. Viver na Califórnia implica esperar por grande terramoto a qualquer momento. Viver em certos locais da India implica esperar por grandes monções em certos anos. Viver nos países do circulo polar artico implica esperar por temperaturas exageradamente baixas de vez em quando, como viver nos desertos do equador signifca receber temperaturas exageradamente altas. A natureza não é controlável - apenas algumas situações poderão ser minoradas, mas mesmo assim, quando tem de acontecer, nada há mais a fazer que cuidar dos vivos, limpar e re-construir novamente.

Tão linda que eras... tal e qual como vais voltar a ser, tenho a certeza!

Sem comentários: