2010/02/16

Maradona, by Kusturica



Hoje de manhã vi, por acaso, o filme-documentário que Emir Kusturica realizou sobre o semi-Deus argentino, Diego Armando Maradona.

Mais do que o jogador, que acompanhei e habituei-me a ver os seus prodígios, a sua magia, dentro dos relvados, vi o homem que subiu ao estrelato desde um bairro de lata nos arredores de Buenos Aires até à queda do anjo nos abismos do dopping, da cocaína e do álcool.

Como disse Maradona num determinado momento: "se não existisse a cocaina, que jogador fantástico teria eu sido, poderia ter feito muito mais!" E mesmo assim, fez golos soberbos, passes incríveis, fintas impressionantes.

Para mim, possivelmente para a minha geração, o melhor de sempre. Tenho pena de nunca o ter visto jogar, mas infelizmente nunca se cruzou com o meu FC Porto.

Para recordar, o melhor golo dele, na sua carreira, contra a Inglaterra no Mundial do México em 1986. Fantástico. 12 segundos de pura magia apenas ao alcance de um semi-Deus, com direito a igreja e tudo - sim, na Argentina existe a Igreja Maradoniana...

2 comentários:

Anónimo disse...

Obs: KUSTURICA!
"Kustrica",não! Hi!Hi!
Bjks

mdl

Rui Rodrigues disse...

O melhor golo da sua carreira e o melhor golo marcado na fase final de um Mundial.