2011/10/03

Dia Mundial da Arquitectura

Hoje é o Dia Mundial da Arquitectura.

A Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte, decidiu prolongar a data não apenas a um dia, mas a todo o mês de Outubro, numa iniciativa denominada ARQ OUT, sendo que o "out" tanto abrevia o Outubro como significa "fora" em inglês, numa analogia a que a Arquitectura deve sair do seu reduto mais corporativo e vir para "fora", dar-se a conhecer.

Apesar de este ano o mapa cultural traçado pela OA-SRN se ter reduzido apenas à cidade do Porto, é objectivo desta que no próximo ano a iniciativa se alargue a outras cidades/áreas do Norte. Guimarães, sendo a Capital Europeia da Cultura, deveria desde já agarrar esta oportunidade/ideia e trabalhar com a OA-SRN, através da Fundação Cidade de Guimarães, para ter o seu nome na agenda do próximo ano. Por um lado, permitirá divulgar a arquitectura junto de quem visitar a CEC nesse período de tempo. Por outro lado, atrairá atenções devido ao incremento de visibilidade que a Arquitectura portuguesa teve nos últimos tempos, também devido ao prémio Pritzker de Souto Moura.
"Para tal, desafiou cidadãos, instituições e membros da OASRN – através dos seus órgãos de comunicação –, a apresentar ideias, projectos e eventos, da sua iniciativa, que gravitassem em torno da cidade e da arquitectura, ou que fossem relevantes para a formação profissional e cultural dos arquitectos. Após uma apreciação inicial, por parte da OASRN, esses eventos estão agora inscritos neste “mapa” cultural, o qual tem o espaço urbano do Porto como epicentro, mas que se pretende progressivamente alargado a outras realidades regionais, em próximas edições. Os eventos mantêm a sua autonomia organizativa e divulgativa, contando, deste modo, com um amplo reforço de difusão, por parte dos órgãos de comunicação da OASRN. Este primeiro “mapa” inclui diversas iniciativas – entre festivais, exposições, colóquios, debates, visitas guiadas, concertos, lançamentos de livros e revistas – realizadas por colectivos institucionais, associativos e outros, de natureza mais espontânea, entre os quais se destacam espaços e grupos emergentes que, fora do âmbito institucional, começam a estabelecer uma interessante teia criativa na região. A primeira edição do ARQ OUT pretende, por isso, ser muito mais do que um roteiro ou um guia cultural para a arquitectura no mês de Outubro; deseja, antes, ser o embrião de uma plataforma colectiva de produção e divulgação, incentivando o contacto “em rede”, e numa lógica bottom-up, entre criadores e instituições com acções em torno da cidade e da arquitectura."
Fica o convite às pessoas que se desloquem ao Porto, de propósito ou quem lá tiver de ir, que aproveite para visitar alguns dos pontos onde a Arquitectura vai estar disponível.

Programa completo (PDF)

Sem comentários: