2012/06/17

Ainda estamos na fase de grupos...

...mas Portugal, para não variar, já joga nas eliminatórias!

Hoje, contra a Holanda, só ganhando poderá passar, logo já estamos nos 8 avos de final... Serão eles capazes de encontrar o Maniche do grupo de trabalho que afastará os vice-campeões do mundo?

Estou naquela fase do nem optimista nem pessimista. Temos bons jogadores que se conseguirem explanar o seu futebol, são capazes de tudo. Temos o melhor jogador europeu da actualidade. Mas não temos visto grande futebol nem nada do Ronaldo em campo, e não é deste europeu só, já vem de há uns largos meses a esta parte. Tudo pode acontecer, por isso. E para simplificar as contas, fica aqui a matriz com as probabilidades em função dos 3 resultados possíveis dos 2 jogos do grupo:




Isto é, há 4 resultados que nos apuram: a vitória ou empate conjugado com a vitória ou empate da Alemanha. Dessa forma, não há matemáticas nem mais coisas. Também há 3 resultados que nos eliminam sem mais delongas: o nosso empate com a vitória da Dinamarca ou a nossa derrota com a vitória ou empate da Dinamarca. E há ainda 2 resultados neutrais, isto é, que tanto nos podem eliminar com qualificar, em função dos golos marcados e sofridos pelas várias equipas, que é a nossa derrota e a vitória da Alemanha ou a nossa vitória e a da Dinamarca. Isto é, temos 4-3 em que nos qualificamos em 9. Mais logo, veremos como as coisas ficam...

Sem comentários: