2003/08/06

Arquitectura: erros de projecto ou de construção?

Os estádios estão na moda! Depois da inauguração do Estádio D. Afonso Henriques (3 vezes, que a crise não está para muitas obras e há que aumentar a produtividade de uma obra tão cara como esta, fazendo 3 cerimónias de inauguração: entrega da obra pelo empreiteiro à Câmara, entrega da obra da Câmara ao clube e inauguração com jogo-discursos-e-festa pelo clube...) hoje é o Estádio Alvalade XXI.

Em Guimarães não tenho conhecimento de grandes erros de obra (apenas acho estranho o que se está a passar com os painéis electrónicos - afinal estavam ou não na empreitada do estádio?) mas nas últimas semanas têm vindo a público algumas notícias sobre problemas nos estádios de Lisboa.

Nos últimos dias surgiu a questão dos 600 lugares para "cegos" que resultaram da colocação dos painéis electrónicos no estádio. Afinal eles iam ser colocados ali ou não? O que está no projecto licenciado? E no de execução? A obra cumpre estes projectos? Como é possível criar 600 lugares que não são utilizados? Terá alguma coisa a ver com o subsídio governamental ser por lugar/cadeira e desta forma terem embolsado uns milhares largos à custa desta "chico-espertice"?

E no Estádio da Luz? Como é possível o estádio não cumprir a legislação dos recintos de espectáculos no tocante ao pé-direito livre? Terá sido aprovado assim? E o projecto de execução também está assim? Ou terá sido erro na execução da construção?

Como é possível em obras com tantos técnicos envolvidos, com tanta fiscalização envolvida aconteçam erros desta monta?

Fiquem lá com esta foto esclarecedora retirada do novo Estádio da Luz...

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco