2003/08/04

Arquitectura: Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães

Deixo aqui algumas imagens desta obra, que não sendo de um arquitecto de renome como os vizinhos estádios do Braga e do Dragão, por exemplo, não envergonhará em nada a arquitectura portuguesa. É uma obra de qualidade e que teve ainda o condão de requalificar o espaço envolvente, melhorando-o claramente.
Procurou uma integração na área urbana e utilizou uma linguagem simples, porém moderna.
É certo que não o podemos catalogar como uma obra de referência para o futuro, mas podemos sempre ter orgulho de um vimaranense (Arq. Eduardo Guimarães, Gabinete Padrão da Oliveira) que liderou o projecto e que soube imprimir uma nova imagem num estádio que se apresentava "velho" apesar das grandes obras que tem sofrido desde 1990 (por altura do Mundial Sub-21 que se disputou em 1991 também aqui em Guimarães e onde pude ver Roberto Carlos e Elber, entre outros, já então a darem nas vistas). Um aspecto que me agradou bastante foi o pequeno parque urbano construído nas franjas do Estádio, onde antigamente existia a desordenada e caótica feira semanal. Sem dúvidas que a sequência de espaços verdes, pequenos recantos de água, bancos de jardim, etc, permitem criar um local interessante para a cidade se apropriar daquele espaço como uma zona de lazer, mais próxima do centro, para uma pequena pausa num "stressant" dia de trabalho. Para completar o trabalho, apenas falta resolver o "problema" do decrépito Pavilhão do Inatel (cuja imagem não condiz de todo com a renovada frente urbana) e do Pavilhão do Francisco de Holanda (em risco de ser vendido em haste pública).
Já a ponte pedonal parece-me mais um objecto simbólico, um marco arquitectónico do que propriamente algo de verdadeiramente funcional, pois a ligação à Alameda Alfredo Pimenta sempre existiu e não será esta ponte a reforçar tal ligação. Aliás, no urbanismo as ligações mais fortes são aquelas que as pessoas marcam no terreno e não aquelas que os planeadores pretendem que as pessoas usem. Apesar de tudo, a obra calculada pelo meu amigo Eng. Miguel Castro é interessante enquanto "landmark".
Globalmente, julgo que o essencial deste Estádio se cumpre: é um bom local para se assistir a jogos de futebol. Mas também creio que melhorou a sua relação com a cidade. Apesar disso, ainda sou da opinião que o Estádio deveria ter sido deslocalizado para a Veiga de Creixomil, com ligação directa à variante e libertaria este espaço para uma nova centralidade de Guimarães...


Vista geral


A nova frente urbana


Imagem do parque de estacionamento exterior

Visita virtual a 360º - Vista panorâmica

Estas imagens foram retiradas de http://www.estadioafonsohenriques.com/estadio.html, página oficial do Estádio do Vitória Sport Clube, onde ainda se podem encontrar outras imagens desta obra.

Sem comentários: