2003/08/19

Para Sérgio Vieira de Mello


Para este brasileiro que tinha um enorme futuro à sua frente e talvez pudesse vir a ser ainda o Secretário-Geral da ONU, o primeiro a falar português, que morreu hoje barbaramente e de forma cobarde no Iraque onde representava o Kofi Anan, deixo uma palavra especial de apreço e de consideração pelo muito que fez em todo o mundo - Kosovo, Timor, entre outros - pela pacificação e pela esperança em levar até aos países destruídos por ditaduras e guerras civis um pouco mais do mundo moderno e civilizado onde temos a imensa felicidade de podermos viver.

Os terroristas - da Al Qaeda? Apoiantes do Saddam? - tiveram hoje uma breve vitória nesta batalha pela irradicação dos fundamentalismos. Mas tenho a certeza que com esta morte - estúpida e trágica pois ele era um homem bom! - apenas servirá para revitalizar a força com que os países onde as liberdades são palavra de ordem e não palavras vãs, enquanto homenagem, tragam no final a vitória sobre o mal - eixo ou não... - que é transformar o Iraque e todo o médio oriente num local onde se persiga a prosperidade e termine o obscurantismo em que aquelas populações são forçadas a viver por uma minoria que detem o poder e a força!

Para este grande Homem, perante a sua memória e perante a sua grande vida diplomática e que tão ligada esteve a Portugal, em particular por causa de Timor, as minhas sentidas condolências.

Sem comentários: