2010/05/10

É o fim...

...da Liga 2009/10 e nova década se inicia. Que espero que continue a ser tão vitoriosa como o foram as últimas 3 décadas (1980/90, 1990/2000 e 2000/2010) onde o meu FC Porto foi claro dominador.

Este ano não encerrou da melhor forma, mas espero que o FC Porto tenha aprendido algumas coisas com esta época e rectifique no futuro imediato. Por exemplo, o treinador. Por exemplo, a política de aproveitamento de jovens. Por exemplo, não usar o campeonato nacional como base primordial para contratações. Estes foram erros que o FC Porto cometeu este ano (e nos anteriores, sejamos justos, mas aí em menor escala e com resultados menos gravosos) e que tem de rectificar no imediato.

E assumir um claro favoritismo a ir longe na Liga Europa - não digo já ganhar porque logo no principio vão estar equipas como a Juventus ou o Liverpool e mais tarde vão chegar os repescados da LCE. Mas a presença nas meias finais da competição deveria ser, quanto a mim, um dos objectivos da próxima época, até porque essa é a única forma de melhorar as receitas da mesma, que não são comparáveis às da LCE.

Outras notas. O Vitória de Guimarães conseguiu perder o lugar europeu na ultima jornada em casa para o Maritimo, ao perder esse jogo contra eles! Incrível. Cumulo de uma época que não começou bem com o Cajuda e que acabou mal com o Paulo Sérgio contratado pelo Sporting e a pensar já na próxima época. O problema é que acabou por comprometer esta - e a ver vamos se não comprometeu alguns jogadores também...
O Leixões e o Belenenses, dois históricos, caíram. Um fruto de algum azar, o outro pela terceira vez consecutiva e desconfio que desta vez não vai conseguir na secretaria safar-se, como aconteceu nos últimos dois anos graças à despromoção do Boavista, primeiro, e extinção do Estrela da Amadora, depois.
O Portimonense volta à 1ª, cerca de 20 anos depois de ter caído nas secundárias. O que deixa o Algarve com 2 equipas, já que o Olhanense conseguiu manter-se. O Braga foi um autentico campeão, em condições normais teria mesmo levantado o caneco ontem. Fez uma grande época, tem um grande treinador, uma excelente equipa constituída por "enjeitados" dos grandes e em particular do FC Porto (Renteria, Alan, Madrid, Adriano, Evaldo, Filipe Oliveira, Luis Aguiar ou Diogo Valente, mais o Hugo Viana e o Miguel Garcia, por exemplo, que passaram pelo FC Porto e Sporting). A ver se para o próximo ano é para manter... E ainda, por fim, a má época do Sporting, apesar do 4º lugar final, mas a 20 pontos do FC Porto e 28 do campeão, para esquecer.

E agora, mais logo, a lista dos 23 eleitos do Carlos Queirós para o Mundial da África do Sul. E no domingo, a final da Taça de Portugal contra o despromovido Chaves, o que parece incrível!

1 comentário:

luis cirilo disse...

Isto de fazer listas não é fácil como se sabe.
Especialmente no futebol onde todos temos um bocadinho de treinadores.
Mas concordo que Ricardo Costa e Zé Castro são cartas fora do baralho.
De Daniel Fernandes não falo porque não o vi jogar.
Acho que Hilário podia,de facto,dar outras garantias mas esta é a unica convocatória que não me sinto habilitado a discutir.
Acho que Pepe não devia ser convocado dado estar parado há seis meses e ninguém prevê como chegará ao Mundial.
Preferia,neste contexto,Fernando Meira.
Acho que se Deco se lesionar vamos ter um problema porque não há ninguém para o lugar dele.
Talvez Nuno Assis pudesse ser opção.
No fundo,caro Nuno,acho que em 16/17 jogadores toda a gente está de acordo.
Depois são as preferências de cada um.
p.S. É evidente que Miguel nunca devia ser chamado.
Na ausência do titular Bosingwa, e concordando com Paulo Ferreira,penso que João Pereira,Ruben Amorim ou até Miguel Lopes podiam ser boas alternativas.