2010/05/10

Os 23 (que para já são 24) de Queirós



A lista:

Guarda-redes
Eduardo (Sporting de Braga)
Beto (FC Porto)
Daniel Fernandes (Iraklis, Gre)

Defesas
Paulo Ferreira (Chelsea, Ing)
Miguel (Valência, Esp)
Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing)
Bruno Alves (FC Porto)
Pepe (Real Madrid, Esp)
Rolando (FC Porto)
Ricardo Costa (Lille, Fra)
Duda (Málaga, Esp)
Fábio Coentrão (Benfica)
Zé Castro (Deportivo, Esp)

Médios
Pedro Mendes (Sporting)
Raul Meireles (FC Porto)
Deco (Chelsea, Ing)
Tiago (Atlético de Madrid, Esp)
Miguel Veloso (Sporting)

Avançados
Nani (Manchester United, Ing)
Simão (Atlético de Madrid, Esp)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp)
Danny (Zenit, Rus)
Liedson (Sporting)
Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale)

Comentários:
Estranha lista.
Para já, porque não é normal um campeão nacional ter apenas 1 jogador no grupo dos eleitos, ainda por cima um dos menos evidentes e com menores hipóteses de vir a jogar.
Depois, por algumas das opções tomadas: por exemplo, Daniel Fernandes, Ricardo Costa e Zé Castro. Daniel Fernandes é um jovem, mas nunca pensei que fosse nele que Queirós pensava quando falava num jovem para no futuro assumir a selecção. Fiquei surpreendido por esta opção, pensei sinceramente que fosse optar pelo Hilário para a ter alguem com experiência. O Zé Castro é para mim uma surpresa total, não acho que seja jogador de selecção, antes o Fernando Meira. O Ricardo Costa só posso entender pela polivalência dele, pois pode jogar a defesa direito, central e esquerdo e até fazer uma perninha a trinco. Desconfio que será um deles que sairá se o Pepe puder ir ao Mundial.
Ainda em relação aos defesas, estranhei a chamada do Miguel, que pelo tenho percebido anda com problemas demais na vida pessoal para se concentrar a 100% na selecção. Penso que Ruben Amorim era melhor opção neste momento, sendo até mais polivalente.
No meio campo, apesar da clara baixa de forma, estranhei a ausência do Moutinho, um valor seguro. E acho poucos homens para esta zona, mesmo que o Queirós esteja a pensar no Pepe para trinco. Espero estar enganado, mas penso que este vai ser o nosso calcanhar de Aquiles.
No ataque não há muito mais a dizer nem grandes ou diferentes opções, desde a lesão do Varela. Poderia convocar outro em vez do Hugo Almeida, mas apesar de tudo ainda acho que é a melhor opção se olharmos para o restante panorama (Postiga, Makukula, Nuno Gomes...) e a melhor opção para jogar ainda será o Liedson com o Ronaldo.
Continuo a achar que não temos grandes hipoteses, mas, pelo menos espero que passe a fase de grupos. A partir daí, que seja como a Itália em 82, que nunca pensou chegar à final... e foi campeã!

Sem comentários: