2010/05/02

Um clássico...

...mas com contornos modernos, onde cada vez há uma violência latente e que se acumula com o tempo numa caldeira de pressão que, mais dia menos dia, vai rebentar - e um destes dias o que se vai passar é que vai haver mais do que simples e meros prejuízos materiais e a coisa vai correr muito pior.

Os apedrejamentos começam a ser uma constante, aos autocarros dos clubes, e o insulto já fez o caminho há muito tempo nos estádios.

O bonito que o futebol tem está a perder-se no meio de um espírito de tribo e guerra latente, semelhante ao que se passou em Inglaterra nos anos 80 e 90, em que o hooligans eram o que mais marcava o futebol inglês e que tão trágicos resultados deu não só em Inglaterra como no resto da Europa. Para quem quiser ver, em Portugal estamos a ir por esse caminho: é o Porto-Benfica, mas é também o Benfica-Sporting ou o Guimarães-Porto ou ainda o Guimarães-Braga, tudo confrontos de alto risco e onde as probabilidades de nas imediações dos estádios se venham a passar cenas tristes, próprias de animais selvagens...

Não sei se hoje vai ser o dia em que a panela de pressão vai explodir, em que o vulcão vai entrar em erupção. Mas se não for hoje e se nada for feito para esvaziar esta caldeira fumegante de ódios e rancores, num futuro muito, muito próximo, vão aparecer os lamentos sobre o caldo entornado...

O melhor que o futebol tem, que são os 90 minutos dentro do campo, quase ainda não ocupou parte dos comentários que tenho vindo a assistir na SIC-Noticias. O que é pena e lamentável...

2 comentários:

luis cirilo disse...

Estou bastante de acordo contigo quanto ao que se passa nos estádios.
creio que vamos cada vez por pior caminho.
O FCP-SLB foi "apenas" mais um episódio na degradação a que isto vai chegando.
Não deixo contudo de notar que alguns orgãos de comunicação,sempre os mesmos,tem-se entretido a falar dos incidentes e deixam para trás o jogo propriamente dito.
É uma forma hábil,mas estafada, de camuflar duas realidades:
A primeira o banho de bola que o super(para eles) SLB levou de uma equipa reduzida a 10 jogadores.
E ,nota adicional,é significativo que em 15 jogos (e ainda falta um) o SLB tenha visto adversários a jogarem com menos um!
A segunda realidade prende-se com a verdade desportiva do campeonato.
E essa diz-nos que o FCP a jogar com 10, e sem Varela,Ruben Micael e Falcao,foi melhor que o SLB com onze e o plantel todo.
O que significa que, e sem desculpabilizar os erros do FCP na formação do plantel,os tuneis foram a chave do sucesso neste campeonato.
Quem em relação ao Porto quer em relação ao Braga.
Só não vê quem não quer.

Nuno Leal disse...

Caro Cirilo, é verdade aquilo que diz, nem estava a reparar que já vai com tantos jogos seguidos de vantagem numérica por expulsão de adversários. Acho que isto nunca foi vista antes.
E o túnel, contra o Braga e contra o FCP, foi o que marcou o campeonato. Daqui a muitos anos este titulo será ainda recordado como o dos túneis. Porque só não vê quem não quer a falta e o efeito psicológico provocado pelos castigos foram determinantes no comportamento de todas as equipas.

Mas infelizmente hoje há 6 milhões de ceguinhos em Portugal...