2010/05/15

Pela diminuição de Deputados

Eu já assinei esta petição. Porque não faz sentido que em tempos de crise e de necessidade de diminuição de custos, não se diminua o número de Deputados de 230 (máximo previsto na lei) para os 180 deputados (mínimo previsto na lei). Só aqui poupava-se cerca de 20% do valor gasto por ano na remuneração e ajudas de custos a estes políticos.

Mas eu pergunto-me se isto era tudo o que era possível cortar. E não é! Podemos diminuir o número de assessores dos Grupos Parlamentares (penso que serão 1 por cada 2 deputados) e passar para uma proporção de 1 para 3 ou até para 4, por exemplo.

Outra coisa que podia terminar, que já devia ter terminado há muito tempo: os Governos Civis e toda a máquina que pouca utilidade (para ser simpático e não dizer nenhuma) tem nos dias que correm. Governador, por vezes Vice-Governador, adjuntos, secretário, secretariado, etc... E com a vantagem de ainda poderem vender alguns palacetes onde eles funcionam, nos centros das cidades e normalmente bem valorizados, para ajudar a ganhar mais algum dinheiro.

E podíamos ir mais longe. Por exemplo, os directores distritais de "n" coisas (educação, saúde, etc) que são mais comissários políticos, tipo "controleiros", do que qualquer outra coisa.

E garanto que só com estas alterações que aqui falo era capaz de andar bem perto dos mil milhões de Euros de poupança anual.

Por isso já subscrevi a petição para diminuição dos Deputados na AR. E acho que a diminuição deveria ser imediata, aplicando aos últimos resultados eleitorais o método de Hondt para 180 Deputados em vez dos 230.

Agora voltarem a subir impostos, todos, só vai penalizar a nossa economia, a sua competitividade em relação a outros países, só me dá vontade de continuar por Angola em vez de regressar a Portugal - ir aí só de férias e mesmo assim a poupar o mais que puder para não engordar ainda mais toda essa classe política que nos tem levado para baixo cada vez mais e só conhece esse método de melhorar as finanças públicas: subir impostos!

Sem comentários: