2011/01/27

Secretária de Estado admite falhas com cartão do cidadão

Ok, a Secretária de Estado admite falhas com cartão do cidadão mas ainda não vi que levasse para a frente a única atitude digna dessas falhas. Aliás, nem ela nem os restantes responsáveis políticos por este estrondoso falhanço.
E se nada for feito rapidamente, com o aumento de Cartões do Cidadão a circular, nas próximas eleições ainda vai ser pior.

A realidade é apenas uma: o Cartão do Cidadão está a demonstrar ser um falhanço brutal porque o projecto é ainda muito incipiente. Ainda está verde. Ainda não atingiu um ponto de maturação e a máquina burocrática portuguesa não consegue ainda lidar com isto.

A verdade é que se foi criado para simplificar, do que tenho lido ao longo dos anos, é que as complicações têm-se sucedido.

E agora mais esta. E os responsáveis são claros: o ministro, o secretário de estado, o director geral e os demais responsáveis pela implementação do sistema.

Mas apesar de tudo, há uma responsabilidade dos cidadãos: verificar ATEMPADAMENTE o seu local de voto. Não deixar, como gosta de fazer o povo português, para a última da hora. Eu, por exemplo, verifiquei no site, na última 5ª feira, se estava tudo direito na minha parte. Porque conhecendo o sistema, sei que a melhor forma de prevenir o problema é antecipar-me.

1 comentário:

O Expatriado disse...

Esta barraca era completamente evitavel e não concordo que fosse responsabilidade do eleitor fazê-lo, nem todos estão atentos a tudo, nem todos sabem que na internet se podia consultar o numero, nem todos têm internet ... nem têm de ter.
Nas ultimas eleições havia 1 milhão de cartões e enviaram uma carta para cada um a informarem do novo numero de eleitor. Agora eram mais 4 milhões, pelo que mais informação era necessária, cartas, anúncios, sites replicados para maior capacidade de resposta ... enfim, algo previsivel que iria acontecer e nada foi feito para evitar.

Resumindo, directores-gerais, comissão nacional de eleições, secretario de estado e ministro, devem ser demitidos .... é uma responsabilidade partilhada, nenhum se lembrou desta situação tão óbvia.