2011/02/09

Ronaldo ou Messi?



Hoje, às 20 horas, poderemos assistir na RTP1 ao embate mais aguardado dos últimos tempos, futebolisticamente falando. Ronaldo e Messi, representando as suas selecções, vão se defrontar em país neutral, a Suiça.

Aqueles que são considerados os melhores do mundo poderão hoje dirimir mais alguns argumentos para esclarecer que, de facto, é melhor. Para mim, é difícil dizer quem é o melhor.

Aprecio a inteligência de jogo, a fineza técnica e o posicionamento de Messi. Aprecio a velocidade, força e destreza técnica de Ronaldo. Ronaldo é um fenómeno da natureza, joga sempre a 100%, dá o máximo em cada lance, corre sempre, procura a baliza, é felino. Messi superou a natureza (venceu uma doença que o impedia de crescer) e de uma inteligência brutal, sabe sempre o que fazer em cada momento com a bola e quando não encontra nenhuma linha de passe ou colega desmarcado é capaz de inventar uma finta, uma corrida, um remate mirabolante.

Julgo que ambos são diferentes e fantásticos, adaptando-se melhor a uma equipas que a outras. Por exemplo, Ronaldo cabia bem no Barcelona, mas Messi não encaixa tão bem no sistema do Real Madrid. Em todo o caso, que equipa não seria essa com estes dois jogadores do mesmo lado!

Não sei o que nos vão reservar logo à noite. Apenas sei que, se estiverem inspirados e os outros elementos das equipas os deixarem jogar, poderemos ter muitos golos e um grande espectáculo.

Sem comentários: