2011/05/11

Novas escolas da Parque Escolar não são sustentáveis

Excelente reportagem esta do programa Biosfera que, não sei porquê, passou ao lado do grande público e mostra o escândalo que tem sido o processo de reconstrução das escolas em Portugal promovido pela Parque Escolar, empresa pública que o Governo Sócrates criou para o efeito.

Desde logo, esta empresa é a 5ª mais endividada do sector público português, o que é uma enormidade e está em risco de não ter receitas para fazer valer todas as despesas que lhe entram todos os dias.

Depois, porque as obras que executou são de muito cara manutenção, nomeadamente na factura energética. Estes edifícios dependem enormemente da ventilação mecânica forçada e do ar condicionado, o que chegou a triplicar nalguns casos a factura mensal de energia que as escolas têm de pagar - implicando com isso que estão a ficar sem dinheiro para pagar essas contas e a desligar esses sistemas. O que está a criar um mau ambiente de funcionamento, excessivo calor e pouca renovação de ar nestes locais - tornando assim as escolas "novas" bem piores de suportar que as escolas "velhas", bem mais confortáveis termicamente.

As escolas não são sustentáveis termicamente e deixam uma enorme pegada ecológica no meio ambiente, bem como promoveram a importação de milhares de equipamentos de ar condicionado.



É urgente parar esta empresa pública de se endividar e endividar as escolas. Urge mudar, também aqui, o rumo da governação do país...

1 comentário:

Unknown disse...

Creio que, no nosso país, em boa verdade, nem a democracia nem os democratas, em geral, se "passaram" de vez - Cavaco foi reeleito,portanto, "vitória" para a democracia (centro- direita), Sócrates esteve quase por um triz para não o ser, em 2009, mas o PSD "deu uma mãozinha" e, embora, demitido, Sócrates lá continua, até ao próximo dia 05/06, perspectivando-se a sua continuidade e uma nova vitória para a democracia ( centro- esquerda) por muito que doa a Louçã e Jerónimo, cidadãos por quem tenho grande estima democrática, mas em quem não confiaria, para já, a governação. Não que esta seja um "bicho de sete cabeças", mas lá que é um "puzzle" complicado isso é. Que o diga o PSD! Se fosse assim tão fácil, o PSD estaria agora, mesmo antes do dia 05/06, com a perspectiva de uma saborosa e substancial maioria absoluta. Lamentavelmente, a nossa democracia, "arrancada" ao antigo regime por militares descontentes, mas democratas e corajosos, apoiada por uma população que haveria de perder progressivamente o medo e a subserviência, continua a "enfermar" de uns tantos profetas da desgraça e do pessimismo, "viúvos" de Salazar e Caetano e outros que não "engolem"
facilmente a profunda erosão da intelectualidade clássica oca e vazia. Pode dizer-se que, decorridos 37 anos, Portugal, não tendo ainda "descoberto" o rumo adequado para o seu equilibrio financeiro público e para o desenvolvimento e crescimento económico e social desejáveis, atingiu a "idade adulta" democrática, a sua maior "aquisição", até hoje.