2011/08/20

P'ra mundial!



Esta madrugada, pelas 2h00 da manhã, 11 futebolistas portugueses irão discutir o título mundial de futebol, Sub20, numa reedição da final de 1991 contra o Brasil.

O facto em si já é extraordinário, por tão raro e difícil de alcançar - esta é apenas a 3ª vez que tal acontece. Mas neste caso mais extraordinário é que quando olhamos para os eleitos que estão a disputar o título, nenhum deles nos "enche o olho" e é um jogador acima da média. Basta ver que nenhum deles joga nos três grandes (estavam alguns emprestados e alguns com possibilidades de ficarem mas dificilmente jogarão com assiduidade.

Já do lado brasileiro, há jogadores que já são hoje fora-de-série, inclusivamente já jogaram ou foram chamados para a Selecção principal. Alguns foram já transaccionados por dezenas de milhões de Euros (incluindo 2 que o FC Porto contratou esta época, Alex Sandro por cerca de 10M Euros e Danilo por cerca de 13M Euros) e é uma selecção muito forte.

Aliás, frente a frente estará o melhor ataque - Brasil, 15 golos marcados - contra a melhor defesa - Portugal, 0 golos sofridos!

E se o Brasil tem inúmeras personalidades e Portugal não tem ninguém relevante, Portugal é uma equipa na verdadeira acepção da palavra. São coesos, unidos, funcionam bem como grupo - mérito que deve ser inteiramente assacado a Ilídio Vale. Porque ele é que conseguiu transformar e levar este grupo de "out-siders" em que até havia dúvidas que passassem da fase de grupos até a esta final.

E agora, a final.

Que são para se ganhar. Eu acredito. Mas mesmo que não consigam, eles já ganharam o respeito do país e uma nova força para se proteger o jogador português em Portugal. E eles merecem!

Sem comentários: