2006/06/12

DeutshChronik.1

Miserável. Mas pelo menos, salvou-se a honra do convento, que é como quem diz, ganhamos!

Numa exibição ainda pior que as efectuadas nos jogos treino com Cabo Verde e Luxemburgo, o pânico estará já instalado em muitos adeptos. Se com estes angolanos "tenrinhos" sofremos até ao fim, com os mexicanos que são "batidos" nestas andanças (desde 1986 que não falham nenhum mundial ou campeonato sul-americano) como vai ser?

O Ricardo falhou diversas colocações de bolas (quer com os pés, o que é habitual, quer com as mãos). O Miguel não comprometeu a defender e ainda foi ao ataque de vez em quando. O Meira teve o peso de substituir o Jorge Andrade em cima dele, contra uma equipa com atacantes a sério, estavamos perdidos... O Ricardo Carvalho foi o jogador inteligente que é, subiu muitas vezes para criar desequiibrios no ataque e limpou sempre a sua zona defensiva. O Nuno Valente se não comprometeu a defender, não apoiou o ataque como era suposto e como fez o Miguel no outro flanco; claro está que a sua condição fisica também não devia dar para muito mais... O Petit esacapou à expulsão por simular a falta que não existiu de forma grosseia, para além da falta grosseira que cometeu e lhe valeu o amarelo; grosseiro, como o costume, não fez nada que eu não esperasse. O Tiago esteve meio perdido em campo pois não estava no seu lugar, que é o de Deco e não o de Maniche; terá também sentido o peso de entrar na equipa. O Figo, apesar de ter falhado rotundamente na sua missão de 10 que lhe coube, terá sido um dos melhores em campo, o que só por si já diz tudo da nossa exibição. O Cristiano Ronaldo estava a jogar muito recuado, acho que ele faz a diferença é nos últimos 30 metros e ele estava constantemente a vir buscar jogo à linha de meio campo, o que explica algum do individualismo que apresentou, mas teve também azar quer com a defesa espantosa do João Ricardo ao seu remate, quer com a cabeçada à trave. O Pauleta podia ter marcado aos 13 segundos, o que não aconteceu por manifesto azar; marcou aos 4 minutos num bom lançe, o único de resto, de futebol; e podia ter sido substituido aos 5 minutos pois nunca mais se deu por ele em campo... Já agora, aos 5 minutos poderia ter retirado também o Simão que nessa altura já mostrava claros sinais que a sua cabeça não estava lá e o seu corpo estava sempre a acertar não na bola mas nos angolanos; foi, sem margens para dúvidas, o pior em campo. Os suplentes, pouco ou nada mostraram. O Costinha fez umas faltas cirurgicas para evitar males maiores, o Maniche fez um bom remate, o Hugo Viana terá suado a camisola...

Foi muito mau. Espero que no sábado, contra o Irão, o Deco possa jogar e esteja em boa forma. Porque ele é essencial para organizar o jogo, para pautar o ritmo, para distribuir a bola. E espero que os outros serenem e que joguem, mesmo, futebol. Porque hoje pareciam uma banda de aldeia e muito mal ensaiada!

Ganhamos, pelo menos, o que dado a exibição nem sequer dá para dizer que não é mau, porque, de facto, foi muito bom!

Sem comentários: