2006/06/18

DeutshChronik.3

Portugal desta vez já se mostrou muito melhor, acima de tudo graças à entrada do Deco na equipa. Que diferença quando ataca, esclarecido, com ideias, pautado e ritmado pelas aberturas e arrancadas e pequenas fintas que ganham metros e descobrem espaços. Mas também quando defende, pois o Deco pressiona muito e bem na zona alta, levando o defesa ao erro e ganhando bolas dessa forma. O Cristiano melhorou, não sei se graças ao Deco ao à Merche, mas esteve mais irreverente e diabólico do que no jogo anterior. O Figo voltou a estar em bom plano, mas não se evidenciou tanto pois não precisou de ser apenas ele a levar às costas a equipa.

No entanto, defensivamente, continuo muito apreensivo. O Miguel sobe muito mas perde muitas bolas que originam contra-ataques constantes. E isso acontece porque quem deveria compensar, o trinco e o central, não estão em condições disso - ou devido à forma fisica do trinco ou devido à má forma do central (ou à sua qualidade ser inferior à do Jorge Andrade). E se até agora isso não nos valeu nenhum golo sofrido, continuo a temer que contra equipas mais fortes e com atacantes de maior valia isso nos venha a trazer alguns dissabores!

Já o Brasil é que está a ser uma desilusão total. Muito lento, muito afunilado ao centro, vazio de ideias. A jogar em 4-2-2-2 sem pontas, a equipa fica dependente do génio dos dois médios ofensivos (Kaká e Ronaldinho) e da inspiração dos dois pontas de lança (Ronaldo e Adriano) e até agora apenas Kaká tem sido de uma classe extra. Para além disso, com o Roberto Carlos sempre a pensar no ataque, o Zé Roberto e o Emerson têm de compensar constantemente a falta deste na defesa e ainda a pouca cobertura e apoio defensivo que os 4 da frente dão. Desilução, por isso, até ao momento...

Sem comentários: