2006/06/20

Geração Heidi

Ou geração dos setenta!

Descobri, via Nuno Markl, este site, que apresenta coisas que a minha geração, nascida nos anos 70, viu e cresceu com elas, como os desenhos animados do Vasco Granja, esse comunista que andou anos a impigirnos desenhos animados russos e checos como a última maravilha do mundo quando todos nós queriamos era ver a "pantera cor-de-rosa", ou os "kalkitos", ou o "dartacão", ou o "era uma vez...", ou o "Marco" ou a "Heidi" ou o "Tom Sawyer"...

Quando surgiu o ZX Spectrum. Os cartuchos e depois as cassetes. O video VHS (ou o Beta) no Mundial de 86. As aventuras do Naranjito no Mundial de 82 em Espanha.

Aliás, ainda há pouco tempo me mandaram um e-mail a lembrar isso mesmo, chamado "Para ti que nasceste antes de 1986":

"Nascidos antes de 1986

De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípio de 80 não devíamos ter sobrevivido até hoje porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos. Não tínhamos frascos de medicamento com tampas "à prova de crianças", nem fechos nos armários, e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes. Mexíamos nos detergentes, e alguns até beberam petróleo na casa da avó. Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos nem airbags - viajar
à frente era um bónus. Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso. Brincávamos com baloiços de madeira e o chão era empedrado. Eu até conheço um amigo nosso que tem uma cicatriz, porque levou com um baloiço na cabeça.

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado ou numa parede. Aprendíamos.
Saímos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos à rua. Eles estavam sempre ali. Jogávamos à bola e ao pião. À redondela, ao alho e ao funcho. Jogávamos a bola até doer! Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.
Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batíamos às portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados (alguns eram). Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola; não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem, eles estavam do lado da lei. Jogávamos à lerpa e bebíamos, ganhava sempre o mesmo e depois levava umas mocadas.
A maioria dos estudantes que estão nas universidades hoje nasceu depois de 1986...chamam-se jovens. Nunca ouviram "we are the world" e uptown girl conhecem de westlife e não Billy Joel. Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle. Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname. A SIDA sempre existiu. Os CDs sempre existiram. O Michael Jackson sempre foi branco.
Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo tivesse sido um dia deus da dança. Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado. Não conseguem imaginar a vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e branco.

Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:



1.. Entendes o que está escrito acima e sorris
2.. Precisas de dormir mais depois de uma noitada
3.. Os teus amigos estão casados
4.. Surpreende-te ver crianças tão à vontade com computadores
5.. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis
6.. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez)
7.. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos
8.. Vais encaminhar este e mail para outros amigos porque achas que vão gostar.



SIM, ESTÁS A FICAR VELHO!!!"

Sem comentários: