2006/06/05

Prima-donas!

Como sabem os que aqui me vão lendo, não me acredito no sucesso da nossa selecção, aliás nem tão pouco acho que seja "nossa", acho que é dele, do gaúcho armado em sargentão...

No entanto, não consigo deixar de torcer pela selecção quando joga, pois por um lado, por muito que o meu país me desagrade, eu gosto muito dele e não trocava a minha nacionalidade por qualquer outra e por outro lado, é mais forte do que eu, detecto sempre muitos defeitos em tudo aquilo que gosto muito, pelo que o faço de forma a tentar ajudar a melhorar as coisas...

Mas neste momento, para além do péssismo que tenho a latejar no meu espirito (bem contrário ao meu normal optimismo que tantas desilusões me tem trazido ao longo da vida...) ainda se soma um estranho espirito da selecção, nomeadamente dos jogadores, visivel na forma como o Ronaldo fez nos dois jogos amigáveis faltas (pronto, agressões!) que lhe poderiam ter posto em risco a participação neste mundial e na forma fria, distante e calada como os jogadores sairam de Lisboa rumo ao Luxemburgo, como chegaram ao Luxemburgo e agora como chegaram à Alemanha, deixando algumas centenas largas de pessoas profundamente decepcionadas com a forma fria e distante como eles lidaram com esta alegria que o "povo" lhes trasmite.

Não percebo. Parecem-se vedetas. Que não são, a não ser uma ou outra excepção e para os nossos órgãos de comunicação social que os idolatram e colocam-nos num estatuto bem acima da realidade deles!

Ao contrário do que o sr. Scolari pensa, o mínimo que exigivel da "sua" selecção é que mantenha o estatuto de melhor selecção europeia na prova - já que a Grécia não se qualificou - nem que isso signifique ser campeão do mundo contra outra selecção europeia. É que quando chego a um determinado patamar, exigo manter-me lá... mudar, só para melhor!

Por isso, não me chega ser "apenas" uma das 8 finalistas. A não ser que as outras 7 não sejam europeias, o que não me parece concebivel. Por isso, exigo muito mais deste lote de jogadores que ele garante serem o melhor grupo, mesmo que não sejam os melhores jogadores. Por isso exigo muito mais a estes jogadores, que eles demonstrem nos estádios do mundial que são realmente as vedetas que eles querem fazer parecer ser nos aeroportos e particulares...

Sem comentários: