2008/06/01

Manuela?

Manuela? Quer dizer, a surpresa não é grande, conheço bem o partido que foi o meu durante alguns anos. Sei o peso que a senhora tem dentro do partido e do aparelho. Sei como o aparelho gosta de seguir o rumo daquele que aparentemente vai vencer, cata-ventos dos lugares e posições.

Felizmente, nunca fui alinhado. Fui apoiante de Barroso quando o partido era marcelista. Fui apoiante de Marques Mendes quando o partido era santanista. Agradava-me que tivesse vencido o Pedro Passos Coelho quando o partido virou manelista.

Por quanto tempo? Creio, e adorava estar enganado mais uma vez, mas por pouco mais de um ano. Em 2009, como estes primeiros perdedores depois foram vencedores, Pedro Passos Coelho terá o partido a seus pés, se quiser.

O importante é reflectir o tipo de escolha que os militantes fizeram. 37% na vencedora. 31% no futuro. E quase 30% no mais estranho e caricato primeiro-ministro da democracia moderna portuguesa - às vezes ainda consigo ser simpático... Há um PSD dividido, que ainda há um ano apoiava massivamente o populismo ináudito de Menezes & friens e que agora, depois de perceber, finalmente, que essa via era para o abismo procura no seu nome mais forte internamente a desesperada vitória de 2009. Que não vai acontecer, porque se há coisa que a população eleitoral tem feito desde sempre é insistir no erro e vai entregar a vitória ao PS novamente, porque se a principal fragilidade do Pedro Passos Coelho é não ser ex-nada que não seja presidente da JSD (e reconhecidamente o melhor de sempre de uma estrutura juvenil, apesar da sua posição na questão da imposição das propinas da então ministra da educação Manuela Ferreira Leite) já a senhora que agora ganhou tem muitos calcanhares de aquiles e muitos anti-corpos na população em geral - os alunos dos anos 90 com a questão das propinas, os pequenos e médios empresários com o pagamento por conta, a contenção em nome do défice que não equilibrou, não ter enfrentado Durão e Santana na luta pelo lugar de Primeiro-Ministro mesmo não sendo presidente do PSD e ter abandonado os lugares políticos e públicos nessa altura...

A senhora desistiu de lutar quando mais foi preciso, não ajudou a tentar (o impossivel, eu sei) credibilizar o governo de Pedro Santana Lopes, ajudou a colocar o partido no ponto que está hoje ao não enfrentar com o peso interno que tinha no PSD a "mania" de Durão Barroso em colocar Lopes nos seus lugares, e agora regressa em nome da credibilidade! Qual, minha senhora?

Ainda bem que já não sou militante. Continuo a não me reconhecer neste partido que perdeu a visão estratégica e de futuro, que se submete ao medo e à solução óbvia e fácil, que não enfrenta o futuro de peito aberto. Este, apesar de melhor que há 2 meses atrás, ainda não é o PSD onde militei e ocupei cargos juvenis e "séniores", concelhios e distritais, congressista e militante honorário da JSD eleito em Congresso na Póvoa de Varzim. Ainda não é...

4 comentários:

"Fernando Pessoa" disse...

Nuno,

Tenho uma ficha de militante para ti, volta que estas perdoado.

:)

Abraço

Nuno Leal disse...

Luís, meu amigo, como podes ver, este (ainda) não é o meu PSD. Quando for, quando eu regressar a um Portugal que tambem cada vez menos me dá motivos para regressar, logo se verá se essa ficha será preenchida ou não. Mas tenho para mim que não. Mesmo que participe em projectos políticos, será nessa qualidade de independente e por apoio a projectos políticos que considere protagonizados por pessoas válidas...

Anónimo disse...

Parabéns

Parabéns pelo blog sectário e típico de um tipo laranjinha. O Blog até é fixe, posso dizê-lo, bastante e lei-o regularmente, mas....

para que seja realmente bom, escuse-se de comentar assuntos políticos, a mais quando a cor que defende caracteriza o que de mais capitalista e asqueroso há em Portugal.

Aquele abraço...

O comunista

P.S. - Não é para publicar, tal como da última vez :)

Nuno Leal disse...

Caro Comunista,

como vês, apesar de capitalista, é pluralista e democrático, e desde da "manif" dos comunistas em Guimarães numa conferência do então ministro do trabalho, Bagão Feliz, que ninguem me fazia elogios políticos deste calibre (sim, porque quando pessoas de esquerda me dizem isso, eu tomo como um elogio) e pensei que para um bom comunista o CDS-PP é que fosse a nata da nata do asco capitalista! Enganei-me...

Por isso, agradeço as palavras elogiosas e espero que continues a ler o blogue com regularidade, sempre sabendo que aqui e ali encontrarás referências ao partido do qual fui militante activo muitos anos, que representei ao nível das freguesias e do concelho e partido no qual me continuo a rever mais do que em qualquer outro (em especial desde que o LFM e muchachos se demitiram).

Aquele abraço laranja,
Nuno

PS(D, salvo seja!) - como é evidente, é públicável e está publicado!