2011/07/14

Encontros Guimarães 2012 - Comunidade


Assisti hoje ao último dos encontros de apresentação da programação da CEC2012, este paínel dedicado ao tema "Comunidade".

Saí de lá bastante mais satisfeito do que da anterior, conforme o disse aqui, apesar de não ter saído 100% satisfeito.

A satisfação deveu-se ao facto de ter percebido que este sector da CEC2012 está em curso há bastante tempo - desde 2010 - e que é basicamente trabalhado por gente de Guimarães, apesar de alguns nomes mais sonantes serem exteriores, mas esses trabalham a um nível mais macro, por ao nível de cada comunidade de várias freguesias, são vimaranenses que lá estão a liderar.
Por outro lado, tanto quanto percebi também, os artistas que vão estar em destaque neste sector da programação são pessoas anónimas, pessoas das freguesias, pessoas de Guimarães - é, finalmente, a CEC2012 envolvida com a comunidade, com os vimaranenses.

Menos positivo é o facto de me ter dado a impressão que nem todas as freguesias terão sido contactadas e "passaram ao lado" deste projecto. Do que fui percebendo, e não queria ser injusto, é que apenas as freguesias maiores e com mais associações de pendor cultural activas é que estão integradas nesta programação. E no fim, por mais que possa ser positivo o trabalho da programadora Susana Ralha, ficará sempre indelevelmente marcado pelo "negócio" do Bobby McFerrin...

Nota ainda para o facto, estranho para mim, de não ter visto a Presidente da Fundação na última sessão destes "encontros", no que me parecia ser normal marcar a presença. Não a vi por lá. Se calhar, por causa do que foi dito de manhã na reunião da Câmara...

Sem comentários: