2011/07/21

O fim de uma era


Imagem Inteligência Económica

Terminou hoje, há poucos minutos, quando aterrou a Atlantis, a epopeia dos Space Shutles da NASA na descoberta do espaço. Foram 30 anos de aventuras e progressos no conhecimento. Ainda me lembro de, bem miúdo, assistir às partidas dos "vai-e-vem" na TV com emoção, lembro-me da explosão do Challenger na partida em 1986 e da desintegração do Columbia na entrada na atmosfera terrestre mais recentemente, em 2003.


Imagem NASA

Acima de tudo, para lá da emoção do fim de uma era, fico estarrecido com a não substituição deste veículo dos EUA por outro. Durante anos foram sendo mostradas imagens de naves que iriam substituir estas espantosas mas antigas máquinas, cuja primeira missão acontecem em 12 de Abril de 1981, pelo Columbia. Foram 135 missões. Um marco na história da humanidade, sem dúvidas.

Ao Enterprise, Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour (por esta ordem de construção mas não de vôo, já que a Enterprise serviu para os primeiros testes mas o Columbia é que iniciou os vôos espaciais, como disse atrás) o meu agradecimento pelos momentos e progressos fantásticos que proporcionaram à humanidade.

Sem comentários: