2011/09/17

Feira Afonsina em Guimarães

Este fim de semana, o centro histórico de Guimarães recebe novamente uma feira medieval, desta vez centrada na temática de D. Afonso Henriques.

Recuaremos assim até ao século XI, quando no seu final o processo de reconquista da Península Ibérica aos mouros estava em curso e havia vários nobres europeus que aqui chegavam para auxiliar nas batalhas.

D. Henrique, um conde borgonhês, recebeu a mão em casamento de uma das filhas de Afonso VI e o Condado Portucalense como prémio dos seus préstimos. Este era ainda o mais exposto às refregas com os mouros que não se davam ainda por vencidos, com o seu califado ainda presente na zona sul da Península Ibérica.

Durante alguns anos governou assim este condado até falecer, em 1112, razão que levou a que a sua viúva, D. Teresa, governasse o condado até à maioridade do seu filho primogénito, Afonso Henriques, filho de Henrique. Depois, todos sabemos o resto da história...

A Feira Afonsina integra assim vários quadros históricos, como Quelho das Desgraças, o Posto de Vigia Militar, o Jardim dos Infantes, a Doçaria Conventual, a Zona dos Artifices e a Zona das Iguarias, bem como animação diversa e participação de vários espaços como o Museu Alberto Sampaio nestes 3 dias de animação e recriação medieval.

Uma boa razão para visitar Guimarães.

Sem comentários: