2009/03/03

20 anos

A música diz que "10 anos, é muito tempo", logo 20 anos é o dobro, muito mais! E no entanto parece que ainda me lembro de sair das aulas a correr para ir para casa ver o jogo a meio da tarde que nos valeu o primeiro titulo mundial e que, indicutivelmente, veio alterar todo o futebol português até aos dias de hoje.

Grandes jogadores começaram a escrever a sua história nesse dia, como o Fernando Couto, Paulo Sousa ou o João Pinto. Outros terão feito uma carreira interessante, mas abaixo do potencial que revelavam, como o Amaral, o Paulo Alves ou o Jorge Couto. A maior parte foi ultrapassada na história, alguns pela geração que 2 anos depois repetiu o feito, outros porque simplesmente não tiveram a pontinha de sorte que necessitam todos os jogadores em algum ponto da sua vida.

Como o tempo passa depressa...

E para ler a grande entrevista do melhor pensador de futebol em Portugal, o seleccionador Carlos Queiroz, hoje a'O Jogo, onde se percebe as razões que levaram ao sucesso nesse ano e nos vindouros. De facto, Carlos Queiroz para ser um grande treinador só lhe faltava ser no banco, no decorrer do jogo, de um nível elevado como o é na preparação e planificação. Essa é a diferença entre Mourinho e ele. É que o Mourinho é completo... Mas sem Queoroz, provavelmente hoje não haveria Mourinho! E é por isso que gosto deste tipo de treinadores, metódicos, pensadores, que trabalham a médio e longo prazo, como o Mourinho, o Queiroz, o Manuel Machado, o Carvalhal.

Sem comentários: