2009/03/04

Leituras [40] - Champollion - O Egípcio, de Christian Jacq

Neste livro de um dos mais aclamados autores mundiais de egiptologia, saiu esta obra que descreve a passagem do "pai" desta ciência que nasceu com o século das luzes na europa e, evidentemente, teria de ser francês, Champollion.

Bem narrado mas algo saltitante na história, vale mais pelo descritivo dos locais e monumentos pois as muitas aventuras são narradas, quanto a mim, algo displicentemente, não aproveitando o "sumo" que as aventuras do homem e do seu grupo expedicionário viveram.

Sinopse:
"Em Julho de 1828, Jean-François Champollion chega ao Egipto, a sua pátria espirital. Ele a quem chamam "O Egípcio", penetra num mundo de lendas, povoado de perigos e maravilhas.
Persuadido de ter descoberto o segredo dos hieróglifos, percorre o Egipto e a Núbia para confirmar a sua genial intuição. Chefiando uma comunidade de arqueólogos onde os antagonismos se revelam por vezes violentos, ele tem o papel de velar por todos, contornar a traicção, combater os inimigos que querem impedi-lo de ser bem sucedido na sua missão: salvar da destruição o Egipto dos faraós e transmitir ao mundo a sua mensagem de luz.
De Alexandria a Abu-Simbel, Champollion conhece as grandes alegrias de um sábio e de um homem de acção que decifra o livro imenso do Egipto imortal. Christian Jacq convida-nos a seguir os passos do pai da egiptologia e a viver um marivilhoso romance de aventuras."

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!