2009/03/02

Fósseis


Não sei que idade têm, mas sei que são engraçados e parecem antigos, fósseis de conchas tipo "Vieiras", algumas de tamanho bem considerável. Aparecem com alguma regularidade por aqui, simbolos da ocupação que desde os primórdios da terra aqui andam animais e que daqui, deste continente, saíu também o bicho Homem que hoje povoa e domina todo o planeta.

5 comentários:

Sarita disse...

O LaCroix era capaz de achar piada a essas coisas, bem como a noiva dele :-)
Beijos

Anónimo disse...

São, ou parecem ser, enormes! Lembro-me de ter estudado esses fósseis, talvez no 6º ou 7º anos do liceu(hoje 10º e 11ºs, respectivamente)e acho que são "trilobites". Outros/as, mais qualificados/as que eu, poderão esclarecer!

Bjks
mãe

ELCAlmeida disse...

Meu caro, permita-me propor-lhe, sem outro sentido que não seja mesmo o do estudo, que entregue à edilidade do Lobito e que esta levante, porque creio que nunca chegaram a fazê-lo, o Museu da Cidade.
É, também, uma forma de obrigar a criar Biólogos e Paleontólogos angolanos.
E se o Lobito e toda a costa sul da província tem muito para estudar.
Tal como a província e a região que andou, recentemente, a visitar: Lubango e Tundavala.
Um abraço e desculpe esta sugestão
Eugénio Almeida

Nuno Leal disse...

É uma sugestão pertinente e interessante, bem como a proposta associada ao mesma do Museu da Cidade. No entanto, estes não são meus, foram-me mostrados, a zona onde a minha obra se encontra é um aterro recente (anos 20 do século passado?) e não cheguei tão fundo nas escavações que fiz.
No entanto, quando falar com pessoas que possam acolher essa sugestão, com toda a certeza que a farei sentir.
Abraço lobitanga,
Nuno

Anónimo disse...

Os fosseis na foto, se nao estou em erro, serão da familia das Amonites (grupo extinto de moluscos cefalópodes) que viveram entre os 250 a 65 milhoes de anos (Era Mesozóica)
Tenho base académica em Geologia e sou uma grande apreciadora de fósseis... Se aí não mostrarem interesse no patrimonio paleontológico, tenho todo o interesse em estimar os fosseis encontrados, se o permitir... até porque os meus alunos agradecem! :)
Quanto mais exemplares de diferentes especies, melhor se compreende a historia vastissima do nosso planeta.
Se um dia surgir a oportunidade: claudia.ciencias@gmail.com
Um Bem Haja e continuaçao de bom trabalho/aventura por terras angolanas