2004/10/01

De volta a Portugal...

...mas um pouco de mim ficou por lá! Mais novidades nos próximos dias, espero eu.

De resto, agradeço a sugestão do leitor MFC que me indicou alguns locais a vistar, que eu levava já como intenção, mas que infelizmente, para além de Pisa, apenas pude ir a Florença.

Assim, dos monumentos de Pisa, para além da tradicional subida à torre inclinada (ou como eles dizem, "pendente") não visitei nesta altura nenhum dos outros, por manifesta falta de tempo. É que encontrar uma casa por lá, a preços acessiveis, com boa localização e em bom estado, para duas estudantes em Erasmus revelou-se mais dificil que falar sobre macro-economia! São cerca de 25 mil estudantes, maioritariamente de toda a Itália e cerca de 10% do estrangeiro, para uma cidade de 100 mil habitantes... Faltam residências universitárias, faltam casas, faltam quartos... Depois de kilometros para trás e para a frente, lá se encontrou algo que não sendo novo (é um edificio que sitauria algures pelo século XIX, com muitas alterações no século passado) é barato para preços de Pisa e fica no centro (perto da "mensa" ou cantina, se preferirem, e da faculdade delas). Mas assim, o tempo que eu contava ter para visitar a Toscania, apenas deu para conhecer Pisa (muito) bem e para ir ontem a "correr" a Florença. Fica para a próxima a ida a Livorno, Lucca, Sienna e mais alguns pontos que poderão ser muito interessantes por lá.

Para já e para finalizar por hoje, a condução! Eles, os italianos, são "loucos" com um volante ou guiador na mão! Não há sentidos proíbidos, sentidos obrigatórios, não há semáforos, não há passeios ou ruas. Tudo é via de circulação, tudo é passivel de ser feito, o caos é total! E Pisa até é calminha e sossegada, com poucos carros e muitas bicicletas e motas. Mas em Florença já era bem diferente, muito mais urbana e com muitos mais carros do que bicicletas ou motas.

Sem comentários: