2004/10/17

E deu... FC PORTO!

Eu bem tinha fé... Nestas alturas, o místico sobressai sempre em relação à razão!

Numa breve análise, ainda a quente, pareceu-me que o Benfica do ponto de vista ofensivo é muito fraco, em particular quando o Simão não está bem, como foi o caso hoje. O Nuno Gomes é melhor atrás do ponta de lança, no apoio, o Karadas é tosco e o Sokota, que é o mais perigoso devido a um maior instinto de golo, não consegue agarrar o lugar e está quase sempre lesionado, ou entre lesões. O Zahovic já passou à história, o Manuel Fernandes é para lá de verde e o Giovanni não me convence. Valeu hoje o Petit com a sua generosidade e entrega total...

O FC Porto jogou uma primeira parte fantástica, controlou a bola e pressionou "alto" quando a não tinha. O Diego foi um "Deco", um maestro a organizar todo o jogo. O Carlos Alberto esteve bem, tal como o McCarthy que marcou um golo fe-no-me-nal! O Pepe se tivesse juízo tinha expulso o Nuno Gomes com a sua entrada à "Karate Kid"... E isso prejudicou o FC Porto, que obrigou a tirar um médio para compensar a ausência do central, enquanto o Benfica manteve o mesmo sistema de jogo, apenas com um ponta de lança. O Baia errou ao não socar a bola em vez de tentar agarrar e ia dando golo, mas felizmente continua um "felino" e conseguiu salvar "in extremis" o lança: se a bola estivesse dentro, não tinha batido no poste mas sim nas redes, já que após a palmada do Baia a bola seguiu numa trajectória paralela à linha de golo, logo isso significa que a bola não ultrapassou completamente a linha.

O FC Porto, no global, foi mais forte: na primeira parte duminou totalmente e na segunda, quando foi preciso defender, soube fazer isso melhor do que o Benfica atacar. E se o Vitor Fernandez tinha metido o Quaresma mais cedo (em vez do Bosingwa) o FC Porto ainda tinha marcado outro, é uma ideia com que fiquei.

Sem comentários: