2004/10/27

Perdeu e perdeu bem, mas...

...não percebo como é que o Vitória acabou com todos os joagdores em campo, nomeadamente como é que o Bráulio nem falta comete quando parte o nariz ao Areias ou como é que o Flávio Meireles não foi expulso no lançe onde agrediu/atingiu violentamente o Costinha. Foi pé em riste, com os pitões virados para o adversário, entrada ao nivel do torax/pescoço do adversário. Que mais é preciso para expulsar alguém? Passar do desmaio para a morte?

Enfim, não foi por aí que o FC Porto perdeu. Até porque ficou por marcar um penalti do Seitaridis sobre o Nuno Assis. Se perdeu, foi pela atitude da equipa, que continua quebrada entre o meio-campo/ataque e a defesa, que continua a cometer erros infantis defensivos e que continua a realizar exibições tipo interruptor: ora uma vez para cima (jogando bem, como a primeira parte contra o Benfica) ora outra vez para baixo (jogando mal, como contra o PSG ou hoje contra o Vitória). Jogadores influentes como Maniche ou Costinha, que funcionavam como um bloco, agora não "engrenam". Derley ainda está um pouco perro, se bem que hoje já me pareceu um pouco mais solto, rápido e combativo. Seitaridis ainda não está totalmente integrado e só a espaços mostrou as características que nos demonstrou durante o Euro2004. Pepe demonstra bons pormenores mas raramente faz um jogo como hoje, sem erros primários (pelo menos que me lembre) que têm influência directa no resultado do jogo.

Enfim, não sei se o(s) treinador(es) foi(foram) o(s) mais(s) indicado(s) no sentido que só agora começa a conhecer os jogadores que tem à sua disposição. Outros treinadores, portugueses como o Sousa ou o Carvalhal ou brasileiro como o Casimiro Mior, poderiam ter um acesso mais directo e rápido à equipa por já conhecerem mais profundamente os jogadores e os adversários.

Mas há algo mais que se passa ali. Digo eu. Porque quem foi campeão europeu e dominou o futebol nacional das duas últimas épocas não pode decair desta forma quando dois terços da defesa (Baia, J.Costa e N.Valente), metade do meio campo (Costinha e Maniche) e todo o ataque (Derley e MacCarthy) se mantêm, ainda reforçada com bons jogadores como Seitaridis, Diego, Postiga e Fabiano. Ali há coisa! O que é, não sei, mas que "las hay"...

Sem comentários: