2004/12/10

Eleições em Fevereiro? - III

Finalmente, 11 dias depois, sabemos que há eleições antecipadas e que serão a 20 de Fevereiro.

E, como se viu/ouviu, o "homem" já não é o Presidente de todos os portugueses. Agora será o Presidente dos portugueses que votam à esquerda, mormente no PS, o seu partido. Citando Ricardo Costa (irmão de António Costa, no Jornal da Noite da SIC) "ele saiu do plano institucional para o plano meramente político". O que quer dizer que, se por algum milagre daqueles que permitiu o FC Porto se qualificar para a fase seguinte da Liga dos Campeões, o PSD e Pedro Santana Lopes ganharem as eleições, Jorge Sampaio terá de se demitir. Ou será que ele vai ter coragem de dar posse ao novo primeiro-ministro que demiitiu?

Por outro lado, depois do discurso político e arrasador para o ainda primeiro-ministro, será que ele deveria ser o candidato do PSD (ou da coligação?) ou deveria abrir espaço a outro nome e a outra direcção?

E por último, Jorge Sampaio não espere ficar afastado da campanha eleitoral depois do seu discurso mais político em 7 anos de presidência, depois de ter tirado o fato de Presidente e vestido o camuflado rosa para a "guerra" eleitoral que se apraza para dia 20 de Fevereiro...

Sem comentários: