2004/12/01

A Linha de Rumo feita pelos seus leitores [5]

O Abstencionista Anónimo do blog Santana à Vitória em 2005? Nem pensar!!! deixou diversos comentários que seriam um só e que pelo interesse deixo aqui reproduzido e comentado no final:

"Na impossibilidade (por razões que têm a ver com o Blogger.com), de inserir o meu "posting" de resposta no blog que lhe corresponde, deixo-o aqui para informação:

A MOEDA BOA E O TOSTÃO FURADO

Escreve o Linha de Rumo "...será que o Prof. Cavaco já sabia que o Presidente já tencionava derrubar o Governo? Será que os elogios que começam a chover de vários lados (por exemplo, no Abrupto e no Santana à Vitória em 2006? Nem pensar!!!) e que por isso mesmo escreveu o artigo do Expresso no fim de semana a preparar o seu posicionamento para se candidatar a 1º Ministro e não a Presidente da Republica?".
E o "Linha de Rumo" interroga-se e bem. Pensamos sériamente que o país necessita de alguém competente, naturalmente polémico mas sério, prestigiado e competente, para assegurar a governação do país e os equilíbrios necessários a uma governação. A questão é grave e deveria mobilizar desde já as novas gerações, mais até do que nós que cumprimos já uma etapa da vida e tendemos para uma certa conformação com a realidade, no género laisser passer que quem vier que feche a porta.
Cavaco não é nehum salvador nem tão pouco falar dele equivale a um elogio da sua personalidade e recorte economicista. Não se lhe reconhece uma visão humanista e emocional da vida e do mundo. Mas os políticos humanistas não os há e os que há provávelmente ainda afundariam mais o país ecoómica, social e culturalmente. Um governo não é uma cátedra de universidade nem muito menos um laboratório onde as coisas podem estar desrumadas mas onde é possível sentir a invenção e o engenho a passarem pelos tubos de ensaio.
No Governo se houver desarrumação quem paga são os cidadãos não a senhora que faz a limpeza do laboratório.
É claro que, por oposição aos nossos "elogios" (eu diria antes "a necessidade que o país tem de Cavaco ou de alguém como ele", mais do que em elogio ao próprio), há já no PS e nos restantes partidos da ainda oposição, quem comece a recordar os tempos em que Cavaco era Primeiro-Ministro, lembrando nomeadamente a sua derrota posterior.
Aceita-se essa reacção como naturalíssima nomeadamente da parte de quem visa propor uma alternativa ao PSD e ao PP e vê na escolha de Cavaco a possibildiade de uma derrota eleitoral nas próximas legislativas, mesmo com Sócrates e Vitorino.
É claro que o factor tempo e também a crispação que naturalmente existirá contra Cavaco por parte de algumas figuras de proa do PSD poderão por si só inviabilizar essa escolha e ajudar a manter a chefia do partido em Santana, sabendo-se como se sabe que este é melhor na oposição ou como candidato do que a governar.
Mas se isto acontecer toda a gente deverá assumir no futuro as responsabildiades por ter preferido o tostão furado à moeda boa.

Final do artigo e o obrigado pela paciência e o espaço.
Com os cumprimentos do
Abstencionista Activo
"

É evidente que quando me refiro aos elogios não o são enquanto pessoa mas enquanto estadista e enquanto constatação que apesar de diversos defeitos que tem, o Prof. Cavaco Silva está a jogar num campeonato de outra dimensão quando comparado com Guterres ou Durão Barroso, mas acima de tudo quando comparado com Santana ou Sócrates.

E se as coisas já davam para divagar, quando vem a terreiro o antigo porta-voz governamental de Cavaco Silva, Paulo Teixeira Pinto, falar no bom que seria ter o Prof. Cavaco de volta à liderança governamental, cada vez tenho mais a certeza que as minhas "divagações" estão mais próximas de serem um ensaio de uma vaga de fundo do que uma utopia... ou então são mesmo, apenas e só, divagações!
Apenas estou para ver o resultado da reunião da Comissão Política Nacional e saber qual a posição do (ainda?) presidente do PSD, Santana Lopes, quanto à questão se quer ser candidato ou não às legislativas, quanto ao facto se vai convocar algum Conselho Nacional para discutir o grave momento político ou, até, se irá convocar algum congresso...

Como é ainda evidente também, os ataques ao Prof. Cavaco irão aumentar tanto mais quanto possa haver a impressão que venha a optar por uma situação de querer assumir uma nova etapa governativa e não presidencial. Mas a seu tempo também surgirão os ataques ao socialistas, nomeadamente a Sócrates que foi ministro do pior governo desde D. Maria, como diria o outro.

Sem comentários: