2004/12/04

Eu é que sou o Presidente...

...tal como dizia o memorável "boneco" criado pelo Herman José.

E hoje em dia, o nosso Presidente da República também parece um "boneco" ou uma "caricatura", num cargo público.

Primeiro decide convocar eleições para o que procede aos actos burocráticos para tal: ouvir os partidos com assento parlamentar, ouvir o conselho de estado e dissolver a Assembleia da República. Um pequeno pormenor: esqueceu-se de avisar o Presidente da Assembleia da República desse facto... Outro pequeno pormenor: na véspera só mandou o 1º Ministro apresentar um substituto para um ministro demissionário... E ainda mais um pequeno pormenor: ouvir os partidos e o conselho de estado é que deveria permitir ao Presidente tomar a decisão (ou não...) de dissolver o Assembleia da República; se ele já tomou essa decisão, para que ouvir quem quer que seja?

Depois, não bastando o "esquecimento" - o que é grave - continua sem comunicar ao país os fundamentos dessa decisão... É que, concorde-se ou não, uma decisão deste calibre já deveria ter sido explicada... Eu gostava de saber qual é o motivo. A demissão do ministro? A rábula da remodelação ministerial que adiou a tomada de posse dos secretários de estado? A história da criança na incubadora? O texto do Prof. Cavaco Silva? A opinião dos empresários? O Eng. Sócrtates ter dito que está pronto a governar? Tudo isto? Nada disto?

Assim, este Presidente apenas está a fazer o jogo para que Santana Lopes se possa vitimizar (e ele faz isso melhor que qualquer outro...) e não permite que no PSD se encontre outra alternativa, pois assim Santana só vai desistir depois das eleições quando perder por muitos... Mas se calhar é mesmo isso que o militante do PS, Jorge Sampaio, quer... Ou será que não?

Sem comentários: