2006/07/13

PP-Guimarães, mais do mesmo?

Ponderei bastante antes de escrever este post, tamanha a confusão que o Pedro Carvalho fez da última vez que me atrevi a escrever indirectamente sobre o PP de Guimarães.

De facto, na altura queixei-me de não ver na imprensa local nada sobre umas eleições para um congresso, aduzindo assim argumentos para o mau serviço que a imprensa local costuma practicar. Talvez porque tenha perdido essas eleições de forma esmagadora, o Pedro Carvalho protestou porque então eu tinha funções executivas no PSD local... Enfim...

Espero que agora seja diferente, já que sou um mero militante de base e espero ter a sua autorização para poder falar sobre o que entender no meu blog... Se tiver a dizer algo, tem o meu e-mail aí mesmo ao lado...

E se quero escrever sobre o PP é porque, dentro dos partidos da oposição este é o único que me diz algo e o único que vejo com algumas hipóteses de ser nosso (do PSD) aliado em futuras batalhas autárquicas. Mas para isso acontecer, é preciso mudar algumas coisas, e quem escreve isto é alguém que teve de trabalhar todo o processo autárquico local do PSD e que incluíu por isso algumas coligações em freguesias com o PP - coisa que me serviu para confirmoar plenamente a má ideia que tinha do Pedro e da sua equipa enquanto gestores políticos, que aqui não comento nem a pessoa nem a profissão, apenas o político.

Assim, quando ontem li no Guimarães Digital o Orlando Coutinho (que quando presidiu ao Conselho Municipal de Juventude sempre foi muito próximo do PSD e que me espantou a sua entrada na vida política partidária pela porta do PP) defender a sua candidatura para dar continuídade à politica seguida pela anterior comissão política, fiquei muito preocupado.

Em primeiro lugar, pelo que anteriormente escrevi. Em segundo porque se os resultados do PSD não foram muito positivos (pelo menos para as minhas expectativas, de quem andou na campanha toda de corpo e alma) os do PP foram, no mínimo, catastróficos: menos votos, menos deputados municipais, quase ultrapassado pelo Bloco de Esquerda!

Sempre pensei que o PP fosse perceber que estava na altura de mudar de vida. Eu mudei...

Mas a não ser que mais uma vez o meu amigo de infância Rui Barreira (para mim sempre serás o Miguel...) consiga novamente derrotar a lista do poder como o fez nesse congresso (já que hoje tive a felicidade de ver que assumiu a coerência política de voltar a concorrer à liderança depois de ter perdido da última vez) e ainda não será em 2009 que o PSD e o PP encontrarão uma plataforma de entendimento para atacar a autarquia local. Não estou a dizer que se ele ganhar os partidos concorrem coligados, pois não sou nem dirigente de um nem do outro. O que eu digo aqui claramente é que enquanto analista, enquanto alguém que está agora de fora mas que já esteve dentro de um dos lados, parece-me que com a actual comissão política do PP (ou com outra que se assuma herdeira e continuadora) tal não será possível, por 2 motivos: porque o PSD não gosta do PP que o Pedro Carvalho representa e porque o PP está a desaparecer - e a ideia de fazer uma coligação é que os votos dos dois partidos juntos valham mais que isolados e de preferência que a coligação potencie abstencionistas e votantes do PS a votar nela! E o Orlando Coutinho já deveria ter percebido que o Pedro Carvalho e as suas políticas, quer como candidato à Câmara, quer como candidato à Assembleia Municipal, que não é do agrado do eleitorado do PP que tem fugido para o PSD e para o PS!

Por isto tudo, escrevo este artigo, na esperança de convencer algum potencial votante dessas eleições locais a votar no meu amigo Miguel, no Rui Barreira, pois acredito que se não for ele a salvar o PP da desgraça, nas próximas eleições locais até o PCTP-MRPP vai ter mais votos... E assim será mais dificil, mas não impossível, o meu PSD vencer o PS em 2009.

Sem comentários: