2006/07/31

7 anos

7 anos costuma ser o momento da crise, assim o leio aqui e ali, numa relação entre duas pessoas.

7 anos são muitos dias, 2557 dias. Em que pensei sempre nela, em que lhe enviei sempre uma sms ou lhe fiz um telefonema.

7 anos é o tempo que nem a distância separou porque a vontade de um foi mais forte que os quilómetros que oponhum ao outro.

7 anos foi um tempo lindo, uns momentos mais bonitos que outros, cheios de primeiras vezes que ainda hoje acontecem. Não foram isentos de baixos, mas os altos são aqueles que me recordo sempre e me trazem o sorriso aos lábios e o sangue ao coração.

7 anos foram bons. Mas, para mim, foram poucos. Quero muitos mais sempre ao teu lado, Sara. Sempre, até ao fim, ao teu lado por maior que seja a distância que nos separe fisicamente, pois que do meu pensamento estarás sempre aqui, ao meu lado, enroscada nos meus braços naquela posição que só nós sabemos e em que encaixamos como se fossemos para todo o sempre apenas 1.

Beijos, parabéns.

2006/07/30

FC Porto 2006-07

Foi hoje no Dragão, com quase 40 mil pessoas para assistir à apresentação do plantel.

Novidades, só os números das camisolas que voltaram a mudar novamente. Novos jogadores, Hesselink ou qualquer outro, nada...

De resto, do que vi do jogo sensaborão contra a Roma, parece-me que vamos ter mais ou menos o mesmo FC Porto da última época, com as suas virtudes e defeitos. Chegará para revalidar o título? Não sei, espero que sim, mas desconfio que o Sporting este ano estará mais forte.

De salientar a boa forma do Ibson, o talente enorme do Anderson e alguns pormenores interessantes do Bruno Moraes. O resto, foi muito cansaço dos treinos da pré-temporada... O Tarik não me convence, como também não me convenceram mais nenhum dos reforços. Dos "novos" apenas os "velhos" estiveram num plano aceitável: Anderson, Vieirinha e Bruno Moraes. Parece-me muito discutivel a necessidade de jogadores como o Ezequias, o Tarik, o Alan ou o Diogo Valente integrarem este plantel... porque mais-valias não são, logo...

Enfim, espero que possa ver muitas vezes ainda o meu FC Porto, só desconfio que não será mais esta época...

2006/07/29

GNR na estrada

Não, não são os GNR do Rui Reininho, são mesmo os verdadeiros, da Brigada de Transito!

Em quase 15 anos de carta de condução e com mais de 210 mil quilometros percorridos nos últimos 7 anos, desde Agosto de 1999, fui hoje (finalmente) mandado parar numa operação stop, coisa que não me sucedia talvez há uns 3 anos...

Como é evidente, nada me aconteceu pois tudo está dentro dos parametros da lei: seguro em dia, selo automóvel comprado, livrete e registo, carta de condução, bilhete de identidade, tudo direitinho. Como também não bebo alcóol desde um "traçado" no jantar de 3ª feira...

Gostava que isso acontecesse mais vezes, pois se eu nada tenho a temer porque tento ser cumpridor, muita gente que aí anda nas estradas não é cumpridora e ainda faz gala disso mesmo! E só com a GNR-BT à vista e em operações destas é que consegue dissuadir os infractores de continuarem a infringir impunemente... Infelizmente, desconfio que isto hoje foi a conjunção de dois factores: o inicio da operação de férias de verão e as festas gualterianas na cidade de Guimarães.

2006/07/28

Rui Miguel Barreira ganhou o PP em Guimarães

O grande Miguel conseguiu concretizar (mais) um seu objectivo de quando eramos crianças... Paulatinamente, tem-se imposto e cumprido os designios a que se tem proposto.

Miguel, parabéns! Tu, eu sei-o bem, mereces este momento.

Agora está nas tuas mãos ajudar a oposição em Guimarães a tirar o PS do poder local. Sem um PP forte acho que nunca será possível. Nas próximas autárquicas, se o PSD não ganhar (só ou coligado) terá no mínimo de ter 40% para poder aspirar a ganhar em 2013 e entretanto retirar a maioria ao PS. Acho que o PSD não tem possibilidade de por si só mobilizar esse eleitorado pelo que o PP é, para mim, crucial para atingir esse resultado, obrigando-se a ter cerca de 10% para isso. Esse deverá ser o teu norte, quanto a mim.

Boa sorte, vais precisar...

2006/07/26

Saudade

É uma palavra da qual parece-me que vou aprender o seu verdadeiro significado pela distância e pela vida. Será mais que do que o Fado canta ou será menos do que os poetas declamam?

2006/07/22

E às vezes...

...o futebol também tem acções que surpreendem.

Apesar de estarem reunidos na Holanda para mais concentrados poderem trabalhar de uma forma (ainda mais) profissional, o presidente, treinador e o mais carismático jogador do FC Porto encontraram tempo e espaço para apoiar uma causa muito nobre. Através da pintura de uns quadros que irão ser leiloados por uma galeria de arte holandesa, vão apoiar dessa forma crianças holandesas vitimas de cancro.

É bonito ver que o futebol não é só as vedetas e os rios de dinheiro que movimenta e que alguns dos seus profissionais encontram espaço e tempo para ajudar quem mais necessita, como já é o caso do Baia com a sua Fundação Vitor Baia 99 que auxilia crianças carentes.

Fica o registo de alguns futebolistas que (também) são Homens!

Imagens [7] - Iluminação















2006/07/20

Rigor de execução

Premissa 1 - Por cada 2 trabalhadores da função pública que saiam, entrará apenas 1.

Premissa 2 - É preciso apertar o cinto, contenção nas despesas.

Corolário - Porque estamos em Portugal, local onde o rigor de execução atinge os cúmulos, em 2006 sairam cerca de 12000 funcionários públicos e entraram 22000 novos funcionários, numa proporção próximo de para cada 1 que sai entraram 2 novos! E viva o Rossio dentro da Betesga, que é como quem diz, viva o 3º mundo que somos dentro do 1º mundo que deveríamos ser...

2006/07/19

Liedson tuga?

Não concordo. Apenas e só por causa da idade dele. Reconheço nele um bom ponta de lança, mas 29 anos é para uma duração muito limitada na utilização - dará para o Euro2008 mas já tenho dúvidas que aos 33 anos ainda possa estar no Mundial2010 ao seu mais alto nível.

Por principio, não tenho nada contra naturalizados na selecção desde que cumpram alguns critérios:
* sejam de facto mais-valias nos seus lugares ou venham suprir faltas posicionais na nossa selecção;
* tenham idade até aos 25/26 anos, de forma a que possam ainda cumprir umas 4 épocas no mínimo ao mais alto nível na nossa selecção;
* sejam de países lusófonos.

Fora isso, sou contra.

Pensão de reforma? Querias...

Pois é, segundo contas do Jornal de Negócios hoje, quem tiver menos de 40 anos e menos de 15 de trabalho, quando se reformar a partir de 2030 deverá ver a sua pensão de reforma reduzida em 23%. Ou seja, quase um quarto do valor que é retirado em relação aos cálculos de hoje.

O que me chateia. Por dois motivos: porque tenho menos de 40 anos e porque tenho menos de 15 de trabalho!

E chateia mais ainda porque sou obrigado a descontar para a segurança social, mesmo que tenha um plano de poupança reforma, quando eu preferia muito mais ter apenas um plano de poupança reforma e de bom grado que abdicava do Estado para me dar a reforma quando esse longinquo dia chegar, lá para 2032 (aos 60) ou 2037 (aos 65)...

Este é, cada vez mais, um país que me decepciona em tudo. Os governantes só pensam em mais impostos, em reduzir aquilo que dão aos cidadões mas nenhum parece minimamente interessado em reduzir ao Estado, em aumentar eficiência de produção do Estado, em diminuir os custos do Estado, em acabar com as obras faraónicas de interesse duvidoso (ver post que escrevi no Observador Cósmico).

Começo a pensar que deveriamos ser um país do 1º mundo mas em muitas coisas, nomeadamente ao nível das mentalidades das classes dirigentes, estamos ao nível do 3º mundo.

Acho que estou a precisar de um banho de estrangeiro para encontrar outra vez o meu amor pelo meu país que está perdido algures entre as decepções constantes com os políticos e com a economia e com a mentalidade dos portugueses.

2006/07/18

Eficiência energética

No ambito da nova legislação referente à eficiência energética dos edifícios, as chamadas leis do RCCTE e do RSECE, também a Ordem dos Arquitectos emitiu um parecer sobre o assunto, com o qual concordo na generalidade e aconselho a leitura, o Parecer do CDN sobre o protocolorelativo à aplicação do RCCTE e do RSECE.

Em resumo, trata-se do Regulamento dos Sistemas de Climatização em Edifícios (RSECE) e do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), complementares dos Decretos leis 78/2006, 79/2006 e 80/2006, de 4 de Abril. O passo seguinte será um protocolo para a aplicação destes regulamentos entre a Direcção Geral de Energia, Instituto do Ambiente e Conselho Superior das Obras Públicas e Transportes, por um lado, e a Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitectos e Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos, por outro, o que permitirá a partir de então que os Arquitectos possam subscrever os estudos para projectos enquadrados no RCCTE e que, com alguma formação específica e reconhecida possa executar qualquer tipo de trabalho enquadrado nesta matéria tão relevante.

Nova Lei dos Concursos Públicos

A Ordem dos Arquitectos teve, nos últimos tempos, uma série de intervenções do meu ponto de vista muito positivas sobre alguns assuntos. Um deles é relativo ao projecto de lei que está a ser preparado sobre o Conccursos onde a OA defende de forma clara e inequívoca o fim dos concursos de Concepção/Construção, onde todos saem a perder, entre outras posições com as quais estou de forma global de acordo.

Para quem quiser ler mais sobre o assunto, ficam aqui os links para o Resumo do Parecer da OA sobre o Novo Código de Contratos Públicos e para o Parecer integral da OA sobre o Novo Código de Contratos Públicos.

De resto, fica o texto que acompanha a noticia no site da OA:

"MAIS CONCURSOS, MELHOR OBRA PÚBLICA
Terminou no passado dia 30 de Junho o prazo para a Ordem dos Arquitectos, no âmbito das suas atribuições legais, se pronunciar sobre o Anteprojecto do Novo Código dos Contratos Públicos, que visa transcrever para a legislação portuguesa as Directivas 2004/17/CE e 2004/18/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março de 2004, sobre coordenação dos procedimentos de adjudicação de contratos públicos de obras, fornecimentos e serviços.
Trata-se de matéria de crucial importância quer para a transparência na utilização de recursos públicos, quer para a qualidade dos resultados, quer ainda para a dignificação e prestígio da arquitectura portuguesa. A Ordem dos Arquitectos, bem como as associações profissionais suas predecessoras, sempre se bateu por esses princípios na distribuição da encomenda de serviços de arquitectura, como o demonstrou na Moção aprovada no Congresso de 2003, que afirma que “o concursamento, na distribuição da encomenda pública ou maioritariamente pública, deve ser a regra e não a excepção”. O Congresso mandatou-nos para “intervir na reformulação dos procedimentos da encomenda pública, para assegurar a transparência dos processos de consulta e adjudicação e combater os factores de distorção normalmente utilizados, a fim de salvaguardar a igualdade de oportunidades de acesso ao trabalho e a valorização da Arquitectura ao serviço da comunidade”. Por isso combatemos todos os mecanismos que podem distorcer a concorrência, nomeadamente, nos concursos públicos de arquitectura, exigências excessivas em matéria de garantias bancárias, dimensão da estrutura profissional ou currículo prévio.
Foi à luz destas orientações e das orientações assumidas pelo Conselho dos Arquitectos Europeus que analisámos a versão do novo Código remetida pelo Governo, lamentando que os artigos sobre a modalidade de concursamento através de Parcerias Público Privadas, a nível de concepção-execução ou de concepção-execução e concessão, não constem do projecto que recebemos. São figuras de que muito se tem falado na encomenda pública de grandes equipamentos e infra-estruturas ( por exemplo, os novos hospitais ) que vão mobilizar muitos recursos e cuja tramitação jurídica deve ser vista com o maior cuidado."

2006/07/17

Sugestão ao Abrupto

Quem sou eu para sugerir o que quer que seja ao "guru" dos blogs de Portugal... No entanto, atrevi-me a sugerir a José Pacheco Pereira acerca de um post dele sobre as 20 Melhores Obras de Referência em Português o seguinte comentário:

"Uma sugestão: dentro das obras de referência, uma há da minha área profissional que julgo que não só em Portugal, como também no estrangeiro, é reconhecida como obra marcante e invlugar, que é a recolha feita por grupos de arquitectos nos anos 50 sobre a Arquitectura Popular Portuguesa, então da Associação de Arquitectos e agora Ordem dos Arquitectos. É uma obra fundamental, nos seus textos, desenhos e fotografias porque feita num momento anterior ao inicio da urbanização desenfreada de Portugal com o advento da entrada do dinheiro dos portugueses da diáspora iniciada nos anos 60 e onde podemos assim conhecer coisas que mais do que da "arquitectura" são da "cultura" e "tradições" portuguesas."

2006/07/13

PP-Guimarães, mais do mesmo?

Ponderei bastante antes de escrever este post, tamanha a confusão que o Pedro Carvalho fez da última vez que me atrevi a escrever indirectamente sobre o PP de Guimarães.

De facto, na altura queixei-me de não ver na imprensa local nada sobre umas eleições para um congresso, aduzindo assim argumentos para o mau serviço que a imprensa local costuma practicar. Talvez porque tenha perdido essas eleições de forma esmagadora, o Pedro Carvalho protestou porque então eu tinha funções executivas no PSD local... Enfim...

Espero que agora seja diferente, já que sou um mero militante de base e espero ter a sua autorização para poder falar sobre o que entender no meu blog... Se tiver a dizer algo, tem o meu e-mail aí mesmo ao lado...

E se quero escrever sobre o PP é porque, dentro dos partidos da oposição este é o único que me diz algo e o único que vejo com algumas hipóteses de ser nosso (do PSD) aliado em futuras batalhas autárquicas. Mas para isso acontecer, é preciso mudar algumas coisas, e quem escreve isto é alguém que teve de trabalhar todo o processo autárquico local do PSD e que incluíu por isso algumas coligações em freguesias com o PP - coisa que me serviu para confirmoar plenamente a má ideia que tinha do Pedro e da sua equipa enquanto gestores políticos, que aqui não comento nem a pessoa nem a profissão, apenas o político.

Assim, quando ontem li no Guimarães Digital o Orlando Coutinho (que quando presidiu ao Conselho Municipal de Juventude sempre foi muito próximo do PSD e que me espantou a sua entrada na vida política partidária pela porta do PP) defender a sua candidatura para dar continuídade à politica seguida pela anterior comissão política, fiquei muito preocupado.

Em primeiro lugar, pelo que anteriormente escrevi. Em segundo porque se os resultados do PSD não foram muito positivos (pelo menos para as minhas expectativas, de quem andou na campanha toda de corpo e alma) os do PP foram, no mínimo, catastróficos: menos votos, menos deputados municipais, quase ultrapassado pelo Bloco de Esquerda!

Sempre pensei que o PP fosse perceber que estava na altura de mudar de vida. Eu mudei...

Mas a não ser que mais uma vez o meu amigo de infância Rui Barreira (para mim sempre serás o Miguel...) consiga novamente derrotar a lista do poder como o fez nesse congresso (já que hoje tive a felicidade de ver que assumiu a coerência política de voltar a concorrer à liderança depois de ter perdido da última vez) e ainda não será em 2009 que o PSD e o PP encontrarão uma plataforma de entendimento para atacar a autarquia local. Não estou a dizer que se ele ganhar os partidos concorrem coligados, pois não sou nem dirigente de um nem do outro. O que eu digo aqui claramente é que enquanto analista, enquanto alguém que está agora de fora mas que já esteve dentro de um dos lados, parece-me que com a actual comissão política do PP (ou com outra que se assuma herdeira e continuadora) tal não será possível, por 2 motivos: porque o PSD não gosta do PP que o Pedro Carvalho representa e porque o PP está a desaparecer - e a ideia de fazer uma coligação é que os votos dos dois partidos juntos valham mais que isolados e de preferência que a coligação potencie abstencionistas e votantes do PS a votar nela! E o Orlando Coutinho já deveria ter percebido que o Pedro Carvalho e as suas políticas, quer como candidato à Câmara, quer como candidato à Assembleia Municipal, que não é do agrado do eleitorado do PP que tem fugido para o PSD e para o PS!

Por isto tudo, escrevo este artigo, na esperança de convencer algum potencial votante dessas eleições locais a votar no meu amigo Miguel, no Rui Barreira, pois acredito que se não for ele a salvar o PP da desgraça, nas próximas eleições locais até o PCTP-MRPP vai ter mais votos... E assim será mais dificil, mas não impossível, o meu PSD vencer o PS em 2009.

2006/07/11

Não faltava mais nada!

Se tivessem ganho, ainda admito que que se pudesse isentar os futebolistas e treinadores de pagar IRS sobre o prémio.

Mas não ganharam!

E o país está em crise e muitos sacrificios tenho feito eu (e muitos outros portugueses) para me manter cá e pagar o que devo, incluíndo o IRS por conta que no próximo dia 20 vou ter que pagar! Não faltava mais nada que um grupo que nem sequer ganhou uma competição tenho um beneficio fiscal quando eles têm já bons ordenados, muitos nem sequer pagam cá impostos pois estão no estrangeiro. Não têm 5 ou 10 mil euros para pagar de imposto sobre 50 ou 60 mil euros que vão receber? Então passem para cá o dinheiro que eu pago esse imposto e até mais, sem problemas, porque mesmo o que sobrar a mim dava-me cá um jeito do caraças!!! Era só o que falatava...

Syd Barrett, 1946-2006

Morreu há dois dias Syd Barrett, um dos fundadores de uma das minhas bandas preferidas, os Pink Floyd.

Apesar de apenas ter estado 3 anos na banda, desde a sua fundação em 1965 até 1968 e dos meus albuns preferidos serem do período 1973-1979 (a saber, The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here e The Wall), estes albuns não existiriam se Syd Barrett não tivesse sido um deles, pois Roger Waters inspirou-se na sua loucura e no seu génio para fazer estes álbuns.

Assim, tenho pena que tenha partido, pois o mundo da música ficou um pouco mais pobre.

Fica aqui um promo do filme "Wish you were here" com animação de Storm Thorgersen em sua homenagem...

2006/07/10

FC Porto, dia 1

Começou hoje no Olival a nova época do FC Porto, ainda com o plantel incompleto quer quanto aos jogadores com contrato (Lucho e Ricardo Costa estiveram no Mundial e ainda gozam férias) quer quanto a algumas dispensas e contratações (Ricardo Costa, McCarthy, Vieirinha, Bruno Morais, ficam no plantel ou saiem?, e entram um ponta de lança e um extremo ou não?) o que significa que o trabalho do treinador não será feito nas melhores condições, pelo menos para o meu ponto de vista. Espero que até à próxima segunda-feira, dia em que segue para o estágio da Holanda, essas situações estejam resolvidas com a excepção dos dois ausentes, que vão gozar férias até ao dia 30 de Julho.

De resto, as minhas expectativas são boas para este ano. Espero que o meu FC Porto atinja as seguintes metas:
* vença a Supertaça Candido de Oliveira
* vença a Superliga
* vença a Taça de Portugal
* fique em 1º no grupo da Liga dos Campeões
* atinja os quartos de final da Liga dos Campeões

Parece muito? Acho que não, acho que temos de manter os resultados do ano passado e melhorar, se possível, os que correram mal. É só isso que eu peço, ou, vá lá, exigo! E que joguem bem, que proporcionem bons espectáculos de futebol, para não adormecer a ver na TV nem ter de sair mais cedo do estádio como aconteceu nas duas últimas épocas.

A bomba!

Noticia que me deixou colado à cadeira e de boca aberta!

"20h38 - Futebol/Beira-Mar: Jardel confirmado e Ratinho apresentado"


Li isto n'O Jogo, amanhã deve estar em todos os jornais...

Nunca pensei que o Jardel pudesse descer tanto depois de ter sido um semi-deus no FC Porto! Sem desprimor para o Beira-Mar, claro está...

DeutshChronik.13

Não resisto a mais uma...

Adorei ver a Itália ganhar o jogo, mesmo que nos pénaltis. Só para ver o Zidane expulso por agressão, só para ver os vários mergulhos dos jogadores franceses com o árbitro a mandar jogar, só para ver no final os porcos dos franceses a chorarem (unica forma de garantir que tomaram banho!) depois de tudo que disseram e escreveram sobre nós, portugueses, algo que variou entre o mais simpático "mergulhadores" e o mais insultuoso "batoteiros", confesso que adorei ver toda a falta de fair-play e de não saber perder dos franceses!

E só tenho pena que o golo do empate da Itália tenha sido com uma falta tão pouco nitida, porque lindo mesmo era ter sido marcado com a mão e não com a cabeça!

Forza, Itália!

2006/07/09

DeutshChronik.12

A última. E a mais triste, pois não esperava que acabasse com uma copiosa derrota como a de ontem.

Mas adiante, que das trsistezas não quero viver...

Analisando o comportamento, como já o disse, para mim que nem sequer esperava que se qualificassem para os oitavos de final, foi muito positivo. Fizeram o pleno no grupo, ganharam à Holanda e na roleta dos penaltis afastaram a Inglaterra.

Com a França fizeram uma boa primeira parte. Na segunda, com o passar do tempo, começaram a jogar com o coração e não a cabeça. Mais uma vez caímos numa meia final contra a França de Zidane. Foi pena. Mas não isento de erros vários que fui aqui apontando.

Ontem, apesar de ser o jogo dos derrotados, a feijões, esperava mais dos nossos jogadores. Desde logo, não esperava ver um frango do Ricardo, que como aqui escrevi e disse na TSF, tinha estado em bom plano até agora. Borrou a pintura...

Depois, o Costinha voltou a demonstrar que não deveria ter ido ou, na melhor das hipoteses, fazia companhia ao Jorge Andrade como jogador não convocado. Em 45 minutos só jogou para trás, viu um amarelo e não viu o segundo por sorte, pois a bola ficou com um alemão que seguiu o jogo e o árbitro não interrompeu, pois caso contrário o Costinha ficaria com um record, de certeza, de ter sido expulso 2 vezes num mundial...

O Cristiano, apesar da campanha que a imprensa e parte da FIFA fizeram contra ele, foi ontem o principal motor da equipa. O Maniche foi o único daqueles que critiquei ter sido convocado que mostrou-me estar enganado. Ontem, tendo sido o seu jogo mais fraco, foi mesmo assim de bom nível. O Figo mostrou sempre que teve a parte fisica em condições que é bom. O Ricardo Carvalho é um senhor, como se viu ontem na sua ausência.

O Miguel, Paulo Ferreira, Petit, Simão, Nuno Valente, Pauleta, Postiga, Nuno Gomes ou Meira são jogadores medianos que quando bem acompanhados produzem algo mais, mas normalmente o máximo que se lhes pode pedir é que não comprometam muito.

O Boa Morte, o Caneira, o Ricardo Costa, o Hugo Viana, o Quim ou o Paulo Santos não contam, estavam lá para fazer número e espero que tenham gostado da estadia.

Agora vem a renovação.

Como muito bem disse um comentador deste blog, acabou a era da equipa construída pelo Mourinho que o Scolari "esbichou" até ao tutano. O Maniche, o Ricardo Carvalho e o Deco talvez ainda possam fazer o próximo Europeu ao mais alto nível, quem sabe até o mundial seguinte, mas o Costinha, o Nuno Valente, o Figo, o Pauleta e o Nuno Gomes acabaram. Chegou a altura da renovação. De entrarem o Quaresma, o Moutinho, o Meireles, o Manuel Fernandes. O Hugo Almeida, se conseguir começar a marcar golos de forma regular. O Vieirinha se conseguir afirmar-se nos séniores. Serão eles capazes de nos dar novamente alegrias? Serão eles capazes de se unir e formar um grupo de nível europeu, logo mundial? Não sei ainda, reconheço muito potencial a muitos deles, mas ainda não mostraram quase nada. O Peixe tinha muito potencial e nunca mostrou aquilo que valia. O Fernando Mendes só aos 29 anos se afirmou como grande defesa esquerdo. Tantos que nunca se afirmaram nos seus anos de ouro...

Por último, Scolari fica ou sai. Daquilo que me fui apercebendo dele, diria que sai. Porque não me parece que ele queira protagonizar essa revolução sem garantias de resultados para manter a aura dele de vencedor. No entanto, há uma grande parte do país que se deixou enganar por essa mistica de vencedor que não ganha nada há 4 anos... E há forte pressão para que continue. Neste momento diria que vai ficar, o que será bom para destruir o mito... Se não ficar, será bom também desde que se encontre um homem com um perfil para encabeçar essa revolução, alguém como o Klinsmann ou o Van Bastenn que o fizeram nas suas selecções. Não sei ainda quem, mas de quem eu gosto mesmo é do Cruyjff...

2006/07/07

0,999€

Para todos em Guimarães que andam a meter gasoleo acima de 1 euro, como na Galp a 1,078€, informo que hoje o Intermarché ainda tinha gasoleo a 0,999€!

É poupar e prejudicar a Galp, meus amigos, só assim é que eles percebem que têm de baixar os preços! São menos 0,079€/litro, quase 8 centimos, quase 16 escudos na moeda antiga... Roubalheira!

Eu meto 35€ por semana (melhor dizendo, por cada 6 dias) e desde 1 de Abril que tenho quase sempre metido a este preço (à excepção de algumas, poucas, tipo 3 semanas, em que esteve a 1,029€) o que significa que em 13 semanas a 35 litros de cada vez, poupei 13*35*0,079, isto é, 35,945€, ou seja, abasteci uma vez de graça em relação aos preços praticados pela Galp, BP e Repsol!

2006/07/06

DeutshChronik.11

Hoje, depois de várias tentativas frustradas anteriores, tive direito a participar no Forum TSF sobre a nossa prestação no Mundial.

Basicamente, disse aquilo que tenho aqui escrito.

Que não fiquei triste nem desiludido ontem pois fizeram muito mais do que aquilo que eu esperava que tivessem feito.

A minha desilusão foi no dia 15 de Maio, quando o Scolari anunciou os convocados e estavam lá os 11 preferidos e alguns jogadores para encher a lista, para fazer número. Não eram alternativas reais, era o Ricardo Costa como podia ter sido o Manuel Silva, era o Nuno Gomes como podia ter sido o Nuno Ribeiro, era o Luís Boa Morte como podia ter sido Luís Aleluia! Quero com isto dizer que não havia "banco", alternativas crediveis aos "incondicionais". Mas não só. Vários jogadores estavam em sub-rendimento: Nuno Gomes (sem jogar desde Março, a recuperar de lesão), Maniche e Costinha (em litigio com o clube russo e com pouco jogos nas pernas em Inglaterra o Maniche), Postiga que marcou 6 golos em 2 épocas, Nuno Valente que jogou aos tropeções (fazia um jogo e parava dois por lesão muscular) ou Hugo Viana (que quase não jogava no Valencia).

Depois disso, com a infelicidade da lesão do Deco no inicio do estágio e com a idade do Figo a não permitir-lhe ter o mesmo rendimento um jogo inteiro e vários jogos tão seguidos, o descalabro foi ontem mas podia ter sido em qualquer jogo anterior.

Felizmente que houve coisas boas. Desde logo, Maniche, para mim o nosso melhor jogador porque mais regular em todos os jogos, nunca tendo jogado mal e por vezes tendo atingido a excelecência. Mostrou-me que merecia a convocação. Depois, o Ronaldo. Que grande jogador aos 21 anos de idade. Potencia, sentido de baliza, velocidade, técnica. Vai ser, não tarda muito, o concorrente do Ronaldinho e do Kaká ao titulo de melhor do mundo. Também o Figo esteve muito bem, enquanto as pernas ajudaram, como ontem na 1ª parte. O Ricardo, mesmo não sendo o meu favorito (que como todos sabem é o Baia) esteve bem e não comprometeu e ainda salvou o couro do Scolari contra a Inglaterra. O Meira, após o desacerto nos 3 primeiros jogos, emendou e fez 3 jogos limpos e muito bons. O Ricardo Carvalho, para mim o melhor do mundo na sua posição, teve o azar de ficar ligado à eliminação no único falhanço em 6 jogos!

Ao seu nível normal tivemos o Miguel, o Nuno Valente ou o Petit.

De resto, foram só desilusões. O Deco, desde logo, talvez por causa da parte fisica. Mas o Pauleta, o Simão, o Boa Morte ou o Tiago foram fazer turismo de luxo à Alemanha.

Falhou o banco. Falhou o seleccionador. Talvez tenha acabado o ciclo iniciado em 2000, com a meia final do Europeu, passando pela conquista da UEFA e da Liga dos Campeões em 2003 e 2004 pelo FC Porto e também pelas boas prestações do Boavista nesses anos e pela final do nosso Euro em 2004.

Agora chegou a altura da renovação de gerações. Ricardo, Meira, Valente, Costinha, Figo, Pauleta, Nuno Gomes, todos com mais de 29 anos, não têm muitos mais anos e jogos a dar à selecção. Vão entrar os Meireles, Vianas, Almeidas e outros que tais.

Vitórias morais não me servem, pois no futebol enquanto adepto do FC Porto habituei-me a ganhar muito e muitas vezes, cá dentro e lá fora. Espero que, fiquem ou não o seleccionador mais o inenarrável "rolhas" do presidente da FPF, a seleccção ainda me venha a dar as alegrias que o meu clube tantas vezes me deu desde que começei a ir ao futebol, no final dos anos 70, com pouco mais de 6 anos de idade!

2006/07/05

DeutshChronik.10

A Itália, com a sua habitual eficácia e cinismo de marcar nos instantes finais do jogo, levou a carta a Garcia. Está na final e eliminou a anfitriã Alemanha que deveria ter caído mais cedo aos pés da Argentina com a equipa mais forte desde a campeã em 1986.

Hoje somos nós que vamos entrar em campo para defrontar a nossa besta negra das semi-finais: a França. Em quatro semi-finais que estivemos, tivemos quase sempre insucesso, mas metade delas foi com a França contra quem perdemos sempre no prolongamento.

A geração de ouro, que nunca ganhou nada nos séniores, tem hoje a possibilidade através do seu único representante/sobrevivente, Luís Figo, de conquistar a prova de vida em como merece ser considerada como uma geração vencedora, que abriu caminhos novos ao futebol português.

Pessoalmente, estou pouco animado. Como tenho estado desde o principio, conforme aqui tenho escrito, apesar de ainda estarmos em prova contra os meus prognósticos. Mas numa competição em que o lema máximo foi dado pelo técnico brasileiro, Carlos Alberto Parreira, dizendo que dar "espectáculo é ganhar", está quase tudo dito. As equipas têm optado demasiado pela táctica, pela submissão dos jogadores às tácticas impostas pelos treinadores, pela contenção, pelo medo de arriscar, pela não utilização de jogadores "fantasistas" em detrimento dos jogadores "colectivistas". Tem sido o Mundial do medo e não o do espectáculo, sem um jogo que fique para memória futura como tantos ficaram em tantos mundiais. Pessoalmente posso dizer que alguns dos mais altos momentos que me recordo do futebol foram passados em mundiais: o Brasil x Itália de 82, as grandes exibições de Roger Milla dos Camarões no despertar de África para o futebol, o semi-deus Maradona em 1986, onde cada jogo da Argentina era um espectáculo dentro do espectáculo, o fantástico Romário em 1994, os jogos recheados de espectáculo da Bulgária do Stoichkov, Kostadinov e Balakov, completamente virada para o ataque. E tantas coisas mais. Deste mundial, apenas alguns golos dipersos pela competição...

E, de facto, o espectáculo tem sido ganhar. Porque mesmo com jogos fracos, aborrecidos, de futebol de contenção e sonolentos, as massas adeptas têm feito a festa da vitória após o final das partidas, que na Alemanha quer um pouco por todo o Portugal no que a nós nos diz respeito. Por isso, espero ganhar hoje, pois só assim no final poderei fazer a festa...

NOTA - E mesmo que ganhe, e que até seja campeão do mundo, continuo a não gostar do Scolari e continuo a achar que não é nem grande treinador nem o seleccionador ideal. Para mim esse tem um nome, chama-se Johan Cruijff.

2006/07/03

DeutshChronik.9

O jogo foi fraco, emotivo, mas fraco.

Mais uma vez as debilidades de Scolari no banco vieram ao de cima: desde os 60 minutos com mais um jogador em campo (como contra o México) e não tirou qualquer vantagem disso. Para além disso, as substituições foram fracas: a equipa precisava de subir mais e a Inglaterra só tinha o gigante Crouch na frente, pelo que podia ter abdicado de Nuno Valente (por exemplo, por Paulo Ferreira a jogar no meio campo como tantas vezes fez o Mourinho no FC Porto quando em vantagem numérica) ou ser mais audaz e meter outro ponta de lança no apoio a Pauleta.

Acabou a série vitoriosa dele, uma vez que este jogou ficou empatado. O que lhe vale é a Senhora do Caravaggio (para os crentes) ou a tremenda sorte que o acompanha (para todos os outros) e que nos pénaltis lá lhe deu mais uma passagem à fase seguinte.

Para a posteridade, fica o processo dos penaltis pela voz dos comentadores da BBC.



E quarta feira, os franceses na meia final. A ver se à terceira quebramos o enguiço depois das meias finais perdidas contra eles em 1984 e 2000...