2003/09/11

11 de Setembro - 2º Aniversário

Faz hoje dois anos que ocorreram os diversos atentados nos EUA.
O simbolo maior foi a queda das torres gémeas o WTC, em Nova York, um dos maiores marcos arquitectónicos daquela cidade.
Infelizmente, um dos meus sonhos "profissionais", que era visitar aquele local, nunca vai ser concretizado. Pode ser feita uma nova torre, com enorme valor arquitectónico. Pode ser feito um plano urbano para o quarteirão que o venha a melhorar ainda mais.
Mas a memória que eu tinha do local, a memória que construí para aquele local nunca poderá ser alterada e ficarei, para sempre, com a frustração de nunca lá ter ido enquanto as torres lá estavam, de pé, sóbrias, a marcar o "sky-line" de Nova York.

Até por isso o mundo nunca mais será o mesmo.

Mas não é só por isso que mudou. Mudou também a política geo-estratégica, mudou a NATO e a ONU, caiu um dos regimes mais sanguinários e intolerantes do mundo - o Afegão - e caiu um dos piores ditadores da actualidade - Saddam Hussein.

Morreram milhares de inocentes naquele dia 11 de Setembro - empregados de escritório, bancários, médicos, engenheiros, arquitectos, eu sei lá..., mas também inúmeros bombeiros que sucumbiram com a queda das torres quando lá dentro lutavam contra o fumo, o fogo e o pânico dos ocupantes.

Depois disso morreram muitos outros inocentes, civis e militares que cumpriam a sua função, no Afeganistão e no Iraque, sendo Sérgio Vieira de Mello o seu maior simbolo - morreu para tentar trazer a paz e a democracia a um canto do mundo que estava votado a uma ditadura sangrenta, estúpida e sanguinária, para que cada vez mais pessoas possam usufruir destes enormes gozos que são a liberdade de expressão, de pensamento e de movimentos!

Hoje existem duas alternativas: estar do lado de quem defende a democracia em todo o mundo e o lado de quem acha que cada povo deve decidir aquilo que quer, mesmo que tal seja uma ditadura! Eu e as pessoas de enquadramento ideológico de centro-direita normalmente estamos no 1º grupo...

Hoje o mundo pode não estar mais seguro do que no dia 10 de Setembro de 2001. Mas tenho a mais absoluta certeza que se os EUA não tivessem actuado no Afeganistão e no Iraque, hoje o mundo estaria seguramente muito pior do que estava no dia 12 de Setembro de 2001.

Sem comentários: