2003/09/22

Muito Mentiroso

Acho que estes blogues anónimos são de desconfiar. Porque quem confia no que diz, assume. E assumir é isso mesmo, assinar com o nome próprio.

Mas apesar disso, julgo que não podem ser ignorados. Devem antes ser analisados e lidos com o dobro da atenção de forma a se aperceber aquilo que tem fundamneto e aquilo que não tem.

No caso concreto do Muito Mentiroso, eu avisei desde o principio que nem sabia muito bem como qualificar aquilo.
Hoje concluí­ que muito do que ali estava escrito devia ser por alguém mais ou menos ligado ao processo. Até talvez com alguns interesses envolvidos.
Concluí­ também que a PJ não estará completamente preparada para lidar com estas situações, pois não deverá ser muito dificil descobrir quem é o autor (ou autores...) desta página. Ainda me lembro de há alguns anos atrás o grupo de policia americana especializada em crimes informáticos ter vindo a Braga, à Universidade do Minho, encontrar um "hacker" que tanto quanto eu saiba só regressou dos EUA, então ao serviço do Governo americano, após os atentados de 11 de Setembro porque estava no Pentágono naquele momento...

Já a questão de ter ou não o link é simples: numa sociedade livre e democrática como a internet é, não era por ninguém colocar o link que as pessoas não encontravam o Muito Mentiroso. Os portais de pesquisa permitem o autor registar o site e depois é só encontrar uma palavra chave para pesquisa.
Para mais quando o tema era discutido por centenas de "blogguers" e fazia manchetes de jornais - dos mais populistas Correio da Manhã ou 24 Horas até aos sérios como o Público.

Quanto à questão de ser crime o que lá está escrito por difamação ou algo do género, acredito que sim. Agora por eu ter colocado o link sou cúmplice? Não me parece. Afinal, eu apenas prestei uma informação. Como a SIC ou TVI ou a RTP quando falavam sobre os diversos suspeitos dos crimes de pedófilia e divulgavam filmes e fotos que os pedófilos produziram para "gozo" pessoal! E são eles também criminosos por isso? Ou terão apenas dado uma informação, mais ou menos sencionalista?

Aliás, por algum motivo o blogue hoje está vazio. Talvez a PJ tenha começado a actuar...
E se o blogue deixar de ter interesse, a polémica acaba... até que outra surja no éter dos blogues!!!

Sem comentários: