2003/09/05

Irreflexões

Estava a ver nos "referrers" de onde vieram os meus últimos visitantes e descobri que alguns vinham do blog Irreflexões, do qual eu nunca tinha ouvido falar.
Fui ver o que era e o que tratava. E nestes casos gosto de começar... pelo principio! E logo no segundo post, diz o seu autor: "Comentários são bem-vindos, desde que feitos irreflexivamente (sim, o advérbio de modo também existe)"... Ora quem faz e aceita comentários irreflectidos não é para ser levado em muita conta!

Mas fui ver o que era o dito blog...

Após então uma leitura geral, na "diagional", do blog, concluí que o senhor que o escreve é economista, de Lisboa e da esquerda caviar chique, quando muito um PS por interesse mas não convicção... Posso estar errado, mas foi a impressão com que fiquei. E este senhor desafiou alguns dos "laranjinhas" da blogosfera a serem "arautos do Governo" para com ele polemizarem sobre o défice orçamental do ponto de vista técnico! E ainda se dá ao luxo de acusar um dos que lhe deu resposta (Veto Político) de não o fazer tecnicamente...

Pois bem, da minha parte, aviso desde já: polémicas é com quem quero e falar de economia de uma forma tão técnica não é para mim de certeza absoluta... Já me basta conferir o saldo da minha conta bancária!!! E não sou arauto do Governo, nem o Governo precisa de arautos quando tem pessoas que fazem tão boa propaganda dele como o senhor!

Mais a sério um pouco: discutir o quê? Como quer esse senhor comparar números falsos do orçamento socialista (assim o disse Vitor Constâncio no seu relatório de análise do Banco de Portugal às contas de 2000, que num país evoluído ainda dava cadeia a esses governantes, ao último ano do engenheiro-pior-primeiro-ministro-desde-D.-Maria) com a dura realidade de recessão mundial, europeia e nacional que este Governo encontrou? O que o engenheiro desfez (e agora vou ser simpático...) em dois anos - 1999/2001 - pode levar 20 a refazer; apenas um governo reformista (como este está a ser neste ano e meio) poderá, talvez, abreviar as coisas... Pelo menos, segundo ouvi há dias, Portugal foi o país onde houve um maior crescimento do investimento estrangeiro este ano na CE; ora todos sabem que para um estrangeiro vir aqui investir, em tempos de crise generalizada, é porque terá garantias que tal lhe trará benefícios futuros, é porque acredita no país, é porque acredita no governo e nos governantes deste país! E isto já não acontecia desde os tempos do Prof. Cavaco Silva, quando Portugal estava à frente da Irlanda e da Grécia e era um "bom aluno" da CEE. Depois veio o engenheiro e passamos a receber avisos por não cumprir défice (1999/2000), a Irlanda deixeou-nos lá para trás e até a Grécia já está à nossa frente!

Portanto, discutir o quê? O que este país precisa é de acção, porque para treta já chegaram as cantigas de embalar laxistas do guterrismo nos seis piores anos de governação que este país teve desde... D. Afonso Henriques (logo estou a incluir os Filipes e dos espanhóis gosto deles longe daqui!) que se fosse Rei de Portugal em vez de termos como Presidente da República a figura que lá ainda se encontra, com toda a certeza tinha tomado atitudes drásticas contra a situação - afinal, combateu a própria mãe...

Sem comentários: